O trapiche da praia da Vigorelli, em Joinville, será demolido por agentes da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra). Conforme a Prefeitura, a remoção da laje e das vigas deverá acontecer já nesta semana.

A decisão pela eliminação completa foi embasada em laudos elaborados pela Seinfra e pela Defesa Civil de Joinville, que indicaram a corrosão de elementos estruturais e a inviabilidade de recuperação dos materiais.

Além da impossibilidade de restauro, a Prefeitura afirma que a remoção completa do trapiche garante a segurança do público já que, mesmo interditado, o local ainda era acessado por pessoas que removiam as placas de sinalização e transitavam pela estrutura comprometida.

Como ação integrante do plano de regularização fundiária da praia da Vigorelli, a Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável de Joinville (Sepud) trabalha no desenvolvimento do projeto de um novo trapiche.

A estrutura, segundo a Prefeitura, vai possibilitar a ancoragem de embarcações e valorizar o potencial náutico da Vigorelli.