O prefeito Jair Franzner (MDB) assinou na manhã desta segunda-feira (30) a ordem de serviço para construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Vieira, em Jaraguá do Sul. O posto funcionará na rua Adolfo Tribess, em frente à Escola Adolfo Tribess, atual Academia da Saúde.

Estima-se que 10 mil pessoas serão diretamente beneficiadas pela estrutura, além da população dos bairros adjacentes. A empresa licitada para execução da obra já está apta a começar os trabalhos, com prazo estipulado de conclusão para junho de 2023.

“Nossa preocupação é que todos tenham um atendimento digno, próximo de casa, com médicos gerais, odontologia e para que as pessoas não precisem se locomover muito para receber atenção médica”, pontua o chefe do Executivo.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde Alceu Moretti, o investimento segue a filosofia de descentralização do atendimento, de forma que cada comunidade tenha a própria UBS.

“O atendimento primário é fundamental. A prevenção acontece no bairro, na unidade de saúde, próxima de casa”, pontua.

Secretário de Saúde Alceu Moretti também assinou o documento (Foto: Bruno Gallas)

Segundo a presidente da Associação de Moradores do Bairro Viera, Neia Pereira, a unidade é de grande importância para a qualidade de vida da população local.

“Como não havia mais postinho por aqui, ficamos desesperados. Não sabíamos onde seríamos atendidos. Muitas pessoas tinham que se deslocar a outros bairros para receber atendimento, e sabemos que principalmente para a terceira idade isso é inviável”, explica a presidente.

Demanda por atendimento pediátrico

Jaraguá do Sul passa por uma alta demanda na área da pediatria. A abertura da nova Unidade Básica, no entanto, pode significar um “desafogamento” destas demandas e um respiro para o sistema de saúde público da cidade.

“O programa Saúde da Família tem a obrigatoriedade de atender desde crianças até os 130 anos de idade. Então, nossos clínicos gerais, enfermeiros e técnicos estão habilitados para atender crianças. Havendo necessidade, elas serão encaminhadas aos pediatras, que dispõem de toda a estrutura hospitalar, no Hospital Jaraguá, para melhor acompanhamento”, explica o secretário de Saúde.

Novos profissionais também estão sendo contratos pelo município por meio de concurso público.

“Estamos com o concurso para ser homologado. Conseguimos a liberação na quinta-feira passada (26). Não podíamos fazer essa contratação antes. Nessa homologação conseguiremos contratar mais pediatras, que estão em falta no município”, lembra o prefeito Franzner.

Horário de atendimento pediátrico especial

Tendo em vista os gargalos de atendimento ao público infantil, a Secretaria redesenhou horários de atendimento com exclusividade à pediatria.

Com isso, a partir desta segunda-feira (30), a Unidade do Pama, na Jorge Czerniewicz, atenderá das 7h às 22h exclusivamente questões pediátricas.