O prefeito Mário Hildebrandt, assinou na tarde desta quinta-feira, dia 24, a autorização para o início dos serviços de reforma e ampliação do Museu da Cerveja, pela empresa que irá administrar o local. O espaço foi concedido à iniciativa privada pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo. O intuito é transformar não só o Museu, mas também o seu entorno, em uma nova área de lazer para turistas e moradores, inclusive com pontos comerciais.

A ideia dos empresários Valmir Zanetti e Ulysses Kreutzfeld é criar oito ambientes diferentes dentro da estrutura já existente, que abordarão a história da cerveja em Blumenau – destacando a Oktoberfest e o Festival Brasileiro da Cerveja – e no mundo, detalhando as etapas do processo de fabricação da bebida. Além disso, haverá um espaço destinado a tratar a cerveja como negócio, abordando sua comercialização no Brasil e em outros países, e claro, destacando o Vale da Cerveja.

“Com o investimento que a concessão prevê, o museu se tornará mais interessante e atrativo para o turista e morador que for visitar o local. Além disso, esse investimento vem ao encontro com a necessidade de valorizarmos o título que Blumenau carrega, nós somos a Capital Brasileira da Cerveja, além claro, de toda a história que o município tem com a bebida”, comenta o secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Greuel.

“A área do Biergarten por si só já possui potencial turístico pelo seu valor histórico e pela sua beleza. O local serve como parada obrigatória de turistas que diariamente chegam para conhecer o centro histórico da cidade. Com a reforma e ampliação do museu, haverá uma valorização e um interesse ainda maior de frequentar esse espaço”, afirma o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt.

Concessão

O projeto de revitalização foi apresentado em 2021 pelos empresários Valmir Zanetti e Ulysses Kreutzfeld, parceiros no restaurante Bier Vila e na Cerveja Blumenau, que irão assumir a gestão do Museu da Cerveja, localizado na Praça Hercílio Luz, no Centro Histórico. Eles foram os únicos interessados em assumir e explorar o local, mediante concessão elaborada pela prefeitura naquele ano.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.