Os cerca de 20 mil eleitores jaraguaenses que não efetuaram o cadastro biométrico tem agora até o dia 9 de maio para regularizar a situação no Cartório Eleitoral.
Os atendimentos serão retomados na segunda-feira (11), voltando ao horário das 12h às 18h. Segundo o chefe do cartório Eduardo Arbigaus, os agendamentos de horários pelo site do Tribunal Regional Eleitoral – ferramenta para quem quer evitar esperar na fila – já estão completos até 1º de março.
“Se o eleitor não comparecer até o dia 9, o título dele permanece cancelado e ele não vai poder votar nas eleições de 2018, o que gera irregularidades no cadastro, problema com CPF, passaporte, conta bancária, faculdade, concurso público”, explica. Os cidadãos que não compareceram até ontem (7), prazo final para a campanha de cadastramento, têm os títulos encaminhados para cancelamento, processo que leva em torno de 60 dias.
“Até lá, quem já regularizou a situação sequer terá o título cancelado”, pontua o chefe de cartório. A regularização é gratuita e pode ser feita apresentando título de eleitor, documento de identidade com foto e comprovante de residência. Quem quiser agendar horário basta acessar o site www.tre-sc.jus.br.
Na tarde de quinta-feira (7), o chefe de Cartório Eleitoral de Jaraguá do Sul, Eduardo Arbigaus, esperava atingir a marca de 100 mil eleitores atualizados no novo sistema eleitoral, um índice de mais de 83%. “Jaraguá do Sul está de parabéns. Foi a única cidade do estado que passou pela revisão biométrica com mais de 40 mil eleitores, nós temos 120 mil, que cumpriu a meta antes do prazo estipulado”, destaca.
*Reportagem de Natália Trentini