Prazo para cadastro biométrico de eleitores termina no dia 7 de dezembro, em Jaraguá

Por: Elissandro Sutil

07/11/2017 - 08:11 - Atualizada em: 29/11/2017 - 17:21

Os eleitores de Jaraguá do Sul e Corupá têm até o dia 7 de dezembro deste ano para se cadastrar biometricamente. Cerca de 30% dos eleitores cadastrados em Jaraguá ainda não passaram pela revisão. O índice mantém o município abaixo da meta do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), de atingir 80% do público alvo nas cidades onde a biometria é obrigatória. Todos os eleitores devem passar pelo procedimento.

Leia mais: Atendimento especial para cadastramento biométrico em Corupá atingiu cerca de 7 mil eleitores

Entre os eleitores de Corupá, apenas 14% do eleitorado ainda não realizou o procedimento. De acordo com o chefe de cartório, Eduardo Arbigaus, a expectativa é que a movimentação fique mais intensa neste último mês. “O recomendado continua sendo que o público agende o horário de atendimento pelo 0800 ou no site do TRE, o que evita as filas demoradas e reclamações”, enfatiza o chefe. Local de Atendimento: Cartório Eleitoral de Jaraguá do Sul – Av Mal. Deodoro da Fonseca, N. 1188, Sala 103 – Centro. Disque Eleitor: 0800 647 3888 (13 às 19h).

No entanto, Arbigaus observa que cerca de 50% dos eleitores continuam indo ao cartório sem agendar o atendimento. É o caso da manicure Gisleine Cristina Pain, que soube da necessidade de atualização pela internet e decidiu ir à unidade. “Teria sido mais prático e rápido, mas infelizmente não sabia”, conta Gisleine. Ela considera que estar com a documentação eleitoral em dia e poder participar das eleições é uma forma de “usar o poder que está nas mãos da população para transformar a sociedade”.

Em virtude do rezoneamento que o TRE efetuou em Santa Catarina, os eleitores de Schroeder, a partir do dia 13, também deverão procurar o cartório de Jaraguá para solicitar os serviços cartorários. Para eles a biometria ainda não é obrigatória.

Devido à mudança, o cartório de Jaraguá do Sul irá permanecer fechado para manutenções internas nesta quinta (9) e sexta-feira (10). No dia 18, um sábado, a unidade estará aberta para atender à população. Serão destinadas 500 vagas para os eleitores agendarem seus horários. A revisão encerra no dia 7 de dezembro.

Quem tiver mais de 70 anos e algumas pessoas com deficiência não estão sujeitas às sanções, como perda de CPF e suspensão de benefícios e aposentadoria, caso não compareçam a um cartório para realizar o cadastramento, e terão apenas seus títulos cancelados.

ATENDIMENTO EM GUARAMIRIM SUSPENSO ATÉ O DIA 12 

O cartório eleitoral de Guaramirim, incluso no rezoneamento feito pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), voltará a efetuar atendimentos para o cadastro biométrico apenas na próxima segunda-feira (13). Neste período, estão sendo fornecidos apenas certidões ou agendamentos para datas após a retomada dos atendimentos.

A unidade recebe agora somente os eleitores de Guaramirim e Massaranduba. Os moradores de Schroeder serão atendidos em Jaraguá a partir do dia 13. Para a população cadastrada na 60ª comarca, a biometria não é obrigatória.

O TRE ainda não divulgou se nestes municípios as eleições de 2018 ocorrerão de forma mista, com biometria e documentação, ou apenas da forma tradicional. Nas cidades onde a atualização é obrigatória, os eleitores que não fizerem o cadastro estão sujeitos ao cancelamento do título de eleitor e do CPF.

LEIA MAIS:

– Prazo para biometria acaba em dezembro, mas regularização vai até abril

– Mensagem sobre multa de R$ 150 para quem não fizer biometria é falsa, diz TSE