O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA informa que o prazo para as inscrições do processo de escolha dos membros para suplentes do Conselho Tutelar de Gaspar, termina na segunda-feira, dia 30 de maio. Até o momento, apenas três pessoas realizaram a inscrição, ao todo, são cinco vagas para membros suplentes do Conselho Tutelar com cumprimento até janeiro de 2024.

As inscrições devem ser realizadas na Secretaria de Assistência Social, no setor de Assessoria de Conselhos, na Rua Avenida das Comunidades, 133, Bairro Centro, das 9h as 11h e das 13h às 16h. O edital pode ser acessado através do link: https://www.gaspar.sc.gov.br/uploads/2022/04/aEdital-001.2022-2a-prorrogacao.pdf

Após o período de inscrição, o candidato deverá participar de um curso sobre Política de Atendimento à Criança e do Adolescente com 40 horas de duração, é necessário ter uma frequência de 75%. Após isso, será aplicada uma prova de conhecimentos específicos de caráter eliminatório. Entre os requisitos é preciso ter idade superior a 21 anos, residir no município, obter aprovação em teste escrito com questões objetivas de conhecimento sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, apresentar certificado de conclusão do Ensino Superior, estar em gozo dos direitos políticos, entre outros. As vagas não geram vínculo empregatício com a Prefeitura Municipal.

Para a conselheira tutelar, Mari Inez Testoni Theiss, o órgão zela pelo direito das crianças e adolescentes. “O conselheiro tutelar exerce a nobre função de zelar pelos direitos humanos das crianças e dos adolescentes. Atua como a porta de entrada da rede de proteção, desempenhando papel fundamental na prevenção e na proteção de crianças e adolescentes diante de situações que importem em vulnerabilidade e risco”, explica.

O pleito para escolha dos membros será realizado no dia 17 de julho, das 8h às 17h, no prédio da GASCIC. A carga horária é de 30 horas semanais. O salário é de R$ 3.051,87. Para dúvidas e esclarecimentos o telefone (47) 3091-2300 está disponível.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.