Mãe e filha, Catie e Julia já notam a diferença. Frequentadoras da Beira Mar Norte, elas já não sentem mais o cheiro de esgoto no local e percebem, aos poucos, a cor do mar mudar. “A gente já sente a mudança. Antes o cheiro era forte e o esgoto saia direito no mar, agora, a água tá mais clara”, confirma Catie.

Assim como as duas, porém, os anos de poluição – e o tempo ainda não tão quente - inibem a maioria dos moradores de mergulharem e adotarem a nova (velha) praia como mais novo ponto de lazer na área central de Florianópolis.

Família começam a usar o espaço na área central da Capital | Foto Ewaldo Willerding/OCPNews

Mesmo assim, o sábado (28) de primavera, com sol entre nuvens e temperatura em torno de 22°C, fez muita gente ir para o calçadão e até mesmo para a areia para curtir o dia levemente quente na Capital catarinense. Alguns aventureiros até chegaram a mergulhar e um banhista pegou a prancha de SUP para navegar com seus três cachorros.

Praia própria

Áreas de esportes estavam lotada neste sábado | Foto Ewaldo Willerding/OCPNews

Os relatórios de balneabilidade elaborados pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) apontam a antiga Praia de Fora – atual Praia da Beira Mar Norte – com própria para banho. As três últimas medições deram resultados positivos. Mesmo assim as autoridades ambientais ainda esperam por mais confirmações e não anunciam o espaço como totalmente liberado.

Independentemente das autorizações oficiais, os manezinhos – e afins – aproveitam para dar ares de verão ao local. As praças de esporte estavam lotadas neste sábado e até mesmo frescobol na areia já estava sendo praticado, deixando a Praia da Beira Mar Norte ainda mais com a cara de Floripa.

Banhistas aos poucos vão aproveitando a praia da Beira Mar | Foto Ewaldo Willerding/OCPNews

Receba as notícias do OCP pelo WhatsApp: