Praça no Centro de Jaraguá do Sul passa por obras de revitalização

Foto Rafael Verch/OCP News

Por: Elissandro Sutil

13/06/2018 - 05:06

Quem passa pelas ruas Presidente Epitácio Pessoa e Erwino Menegotti, próximo ao rio Itapocu, nota que as obras de revitalização da praça seguem a todo vapor.

Segundo o secretário de Planejamento e Urbanismo, Eduardo Bertoldi, a obra que é realizada em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, deve ser concluída em 20 dias.

O investimento é de R$ 60 mil, oriundo da Cosip (Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública). Os recursos da Cosip são destinados exclusivamente para melhorias no sistema de iluminação pública do município, que deverão ser implementadas com a revitalização da praça.

De acordo com o secretário, a iluminação do espaço contará com 27 postes e lâmpadas de LED de 180 watts de potência e outros 25 refletores ornamentais verdes direcionados para as árvores.

“O objetivo é tornar o local mais agradável, que gere segurança para quem transita e para que as famílias comecem a ocupar este espaço para o lazer, ou simplesmente para observar o Rio Jaraguá, no local onde é um dos pontos mais bonitos daquela região”, destaca o secretário.

Segundo Bertoldi, o espaço de cerca de 280 metros – incluindo passeio público, recuos, praça com bancos e canteiro de flores – que se divide entre os bairros Chico de Paulo e Centro, ficou abandonado por muitos anos. Para ele, provas do abandono são os entulhos retirados do local durante uma limpeza.

De acordo com a secretaria, foram recolhidos 30 sacos de garrafas plásticas e de vidro, sacolas, roupas velhas e outros materiais. Galhos e restos de mato retirados do barranco que dá acesso ao rio também foram recolhidos.

Foto Rafael Verch/OCP News

A obra iniciou pela lavação das calçadas e muros, roçagem entre o passeio público e a margem do rio Itapocu, podas das árvores, plantio de flores, troca das madeiras dos bancos e pintura geral.

Segundo a secretaria, o cronograma de revitalização de espaços públicos começou com a Praça do Expedicionário e depois o Centro Histórico, mas ressalta que a iniciativa terá continuidade em outras praças tanto da região central, como as dos bairros da cidade.

Quer receber as notícias no WhatsApp?

Região de Jaraguá do Sul – Clique aqui

Região de Joinville – Clique aqui

Região de Florianópolis – Clique aqui