Praça em acesso da Ponte do Curtume começa a ser construída

Imagem ilustrativa mostra como vai ficar espaço com construção de praça no lado do Jaraguá Esquerdo (Foto: Divulgação)

Por: OCP News Jaraguá do Sul

24/03/2016 - 08:03 - Atualizada em: 26/03/2016 - 13:30

Após instalar a estação elevatória de esgoto em uma das laterais da Ponte do Curtume, localizada no acesso da Rua João Januário Ayroso, no Jaraguá Esquerdo, o Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) começa a construir uma praça no local a partir da próxima terça-feira (29).

A iniciativa é uma forma de compensação do órgão pela cedência do local, por meio de um termo de cooperação para recuperação, manutenção e preservação de canteiros centrais, que integra o programa “Adote uma Praça”. A obra, que servirá como espaço de convivência para os moradores dos arredores, com bancos e ajardinamento, é viabilizada com recursos próprios da autarquia. O Samae não divulgou o valor a ser aplicado. O projeto original, que recebeu modificações, previa um gasto de R$ 300 mil com a execução.

A Ponte do Curtume foi inaugurada no ano passado e faz a ligação dos bairros Jaraguá Esquerdo e Barra do Rio Molha.

A estação elevatória, instalada na semana passada, bombeará o esgoto da rede até a estação de tratamento de água do bairro São Luís, que será inaugurada no próximo dia 28. O atual projeto da Praça foi adaptado do projeto original, elaborado por equipe técnica do Instituto Jourdan, que previa instalação de equipamentos específicos para crianças com dificuldades motoras, através de parceria com a iniciativa privada.

A gerente de Planejamento Urbano do Instituto Jourdan, Cristiane Lucht, explica que o projeto original foi concluído no segundo semestre de 2015, com previsão de investimento de R$ 300 mil, mas recebeu modificações em fevereiro de 2016.

“Encaminhamos o projeto para vários empresários da região, mas ficou difícil, neste momento, para que patrocinassem. Por isso foi firmada parceria com o Samae, de uma forma mais viável”, esclarece.