A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que realizará ações de assistência multiprofissional nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Jaraguá do Sul em dois sábados, dias 24/07 e 21/08.

Nestas datas as unidades vão ofertar atendimento aos pacientes agendados previamente. Serão consultas de enfermagem para coleta de preventivo de câncer de colo do útero e realização de testes rápidos; consultas médicas de pré-natal e retornos clínicos agendados; atendimentos odontológicos de mulheres gestantes.

No dia 24 de julho a ação de pré-natal odontológico irá ocorrer nas Unidades de Saúde de Três Rios do Norte e Santo Estevão.

Já no dia 21 de agosto, a ação de pré-natal odontológico será ampliada para as Unidades de João Pessoa, Santo Estevão, Jaraguá 84, Chico de Paulo, Tifa Schubert, Três Rios do Norte e Santo Estevão.

De acordo com o secretário de Saúde, Alceu Moretti, são ações estratégicas e necessárias tendo em vista que abrangem demandas afetadas pela pandemia.

A gerente da Atenção Primária à Saúde, Amanda de Lemos Mello, afirma que o objetivo central das consultas de enfermagem para coleta de preventivo de câncer de colo do útero é de conscientização e orientação às mulheres quanto a sua saúde, bem como prevenir e detectar possíveis alterações, visando o diagnóstico precoce.

“Tanto as ações de preventivo, quanto os cuidados com a gestante, representam indicadores importantes do Programa Previne Brasil, instituído em 2019, que define a forma de custeio da APS”.

A supervisora técnica de Saúde Bucal, Cíntia Silveira Gargioni, ressalta a importância dos atendimentos odontológicos de mulheres gestantes.

“A saúde bucal da gestante influencia diretamente a saúde do bebê e fortalece a realização de um pré-natal de qualidade na Atenção Primária à Saúde, pois previne agravos que possam comprometer a gestação".

Como participar das ações

O agendamento está sendo feito no posto de saúde mais próximo da residência do munícipe. Para mais informações o munícipe pode entrar em contato com a sua unidade de referência, confirmando os serviços ofertados naquela localidade.

O horário de funcionamento será das 07h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30.

Para o atendimento agendado, os pacientes deverão levar documento de identificação com foto e cartão do SUS (se possuir).
Assim como durante todos os dias de assistência à população, os cuidados necessários contra a covid-19 serão observados, como a obrigatoriedade do uso de máscara para o atendimento, álcool em gel para higiene das mãos e o distanciamento social. Evite levar acompanhantes.

Orientações para o exame preventivo

Para garantir a eficácia da coleta alguns cuidados são necessários antes da realização do exame:

- Não manter relações sexuais dois dias antes do exame;
- Não usar duchas íntimas, cremes ou medicações vaginais dois dias antes do exame;
- Não estar menstruada no dia da coleta.