A rua 15 de Novembro, uma das principais da cidade, com cerca de 9,5 quilômetros de extensão, é a porta de entrada de Joinville e o futuro do comércio joinvilense, segundo comerciantes locais. Conhecida por ser uma das vias de acesso à BR-101 e abrigar o pórtico de Joinville, é uma das principais vias de acesso do bairro Vila Nova ao bairro Glória, abrigando diversos estabelecimentos comerciais de todos os gêneros.

Com o crescimento do bairro surgiram necessidades de melhor infraestrutura | Foto Arquivo

Além do Centro e dos bairros América, e Vila Nova, a maior parte da rua 15 de Novembro antes da BR-101 está no bairro Glória, que recebeu esta denominação, segundo fontes históricas, em razão da fundação, em 9 de Julho de 1928, do Glória Futebol Clube. Com o crescimento do bairro surgiram necessidades de melhor infraestrutura.

Em 1909 chegava a energia elétrica à rua 15 de novembro e, por volta de 1961, foi beneficiada com água encanada | Foto Arquivo
A rua 15 de Novembro no início da colonização, recebeu o nome Mittelweg (Caminho do Meio), a partir da atual rua Dr. João Colin até a altura da atual rua Marechal Hermes. A rua 15 de Novembro tornou-se uma das principais vias ao bairro Vila Nova, de onde os colonos traziam seus produtos para vender na cidade.
A rua 15 de Novembro no início da Colonização, recebeu o nome Mittelweg (Caminho do Meio) | Foto Arquivo

Atualmente serve como uma das vias de acesso à BR-101, além de ser um importante corredor comercial da cidade.

Corredor de produtos e serviços

Comercialmente, a rua 15 de Novembro firmou-se com um forte movimento. Estabelecimentos comerciais de diversas áreas fixaram-se no corredor da via, com produtos e serviços. Além da segmentação voltada ao comércio de roupas e calçados, a rua dispõe de loja autorizada de carros, escritório de advocacia, clínicas médicas, academia de musculação, clínicas de estéticas, consultórios dentários, agropecuária, salão de beleza, bares, pizzaria e diversos outros estabelecimentos.

Comercialmente, a rua 15 de Novembro firmou-se com um forte movimento. | Foto Arlei Zimermann

Na direção bairro-Centro, no ramo de seguros desde 2001, quem se destaca no bairro Glória é a Cassiano Corretora de Seguros Ltda, com sede própria desde 2004. “Estamos muito bem instalados. Não temos nada a reclamar, só a somar”, diz o proprietário, Almir César Cassiano. E ele tem motivo de sobra para comemorar. Já conquistou o prêmio Joinville de Marcas, avaliado pela Ajorpeme, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial e Industrial de Joinville (Acij).

Duas décadas do Hotel do Bosque

Bem perto da corretora está o Hotel do Bosque. Com 19 anos de existência (antes era outro nome) e há 17 anos como Hotel do Bosque, é tradicionalmente conhecido em Joinville.

Hotel do Bosque foi local de festa de muitos casamentos | Foto Arlei Zimermann

Para quem gosta de andar bem vestido...

Saindo do Hotel Bosque, em direção ao centro, para quem gosta de andar na moda e bem vestido, é só dar paradinha na loja Márcia Modas. Há quase 23 anos no mesmo endereço, a proprietária da loja, Marcia Soares, 56 anos, não tem nada do que reclamar. “Apesar de eu ter clientes de todos os bairros de Joinville, posso dizer que os moradores do Glória, bairro que eu adotei para morar e o qual sou apaixonada, são muitos fiéis", afirma.

E por a rua 15 de Novembro ter se transformado num “corredor comercial”, a comerciante Marcia sugere que sejam abertas casas lotéricas, lanchonetes e agências bancárias na rua, no bairro Glória. “Acho que pelo grande movimento do bairro precisamos disso”, revela.

Ortopedia há duas décadas na 15 de Novembro

Também tradicional na rua 15 de Novembro, tem a clínica do Dr. Balsini, que iniciou seu trabalho como ortopedista na cidade de Joinville em 23 de setembro de 1972, como membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia. E em 1990 foi construída a sede pública da clínica.

De Pijamas.....

Outra loja tradicional que está localizada na rua 15 de Novembro há 28 anos, é a Pijamas e Cia. Especializada em pijamas com confecção própria e multimarcas, o estabelecimento dispõe de lingeries de todos os modelos, camisolas, e outros produtos.

LEIA TAMBÉM: 9 gírias e expressões mais usadas pelos joinvilenses. Confira!