Calor em Jaraguá do Sul: o que explica a sensação de estar dentro de uma “panela de pressão”?

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: OCP News Jaraguá do Sul

03/02/2021 - 05:02 - Atualizada em: 03/02/2021 - 14:34

Os termômetros e as previsões do tempo não deixam mentir: o verão chegou com tudo em Jaraguá do Sul, mas será que o calor está aumentando no decorrer dos anos?

A sensação pode até ser de mais calor, mas de acordo com o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), as temperaturas não tem se alterado significativamente nos últimos anos, embora existam fatores que tornem o município uma “panela de pressão”.

De acordo com a meteorologista Laura Rodrigues, o relevo da região somado ao vento Norte faz com que a sensação seja de mais calor tanto na região Norte, como no Vale do Itajaí.

“A região é realmente mais favorável para elevação de temperatura porque tem algumas características de relevo. A região de Jaraguá do Sul é de ventos não tão intensos e pega o vento Norte que é mais aquecido. Em toda a região do Vale se verifica temperaturas mais elevadas no estado por conta desses fatores”, explica.

Crescimento urbano

O crescimento urbano também é apontado pelo professor Jean Andrighi como um dos fatores que contribui para o aumento da sensação de calor.

“Se olhar para o passado e agora se percebe que antes não era comum usar tanto assim o ar condicionado e acho que isso influencia na sensação das pessoas, nesse calor excessivo. Eu concordo que o calor vem aumentando no mundo, mas esses fatores, o crescimento urbano, o uso do ar, tudo isso afeta o nosso físico e a gente tem essa sensação que cada vez está mais quente”, destaca.

Para o professor, o que cresceu foi o território urbano da cidade e, com isso, a sensação de calor também aumentou.

“Acho que esse aumento tem a ver, claro, com todas as questões climáticas e com o crescimento urbano da cidade, mas acho que não foi um aumento tão drástico do clima em si. Para mim, é mais o aumento da cidade que faz com que se sinta esse calor”, finaliza.