Por que as dores aumentam nos dias frios? Saiba como se proteger neste inverno

Foto Piero Ragazzi

Por: Elissandro Sutil

23/05/2019 - 09:05 - Atualizada em: 23/05/2019 - 09:27

O friozinho já deu as caras indicando a chegada do inverno – marcado para iniciar no próximo dia 21 de junho. E nesta época mais fria, muitas pessoas sofrem com dores em diversos locais do corpo, principalmente nas articulações e músculos.

Isso acontece porque o frio faz com que a musculatura sofra uma contração para gerar calor, e essa tensão muscular faz a dor aparecer, como explica o fisioterapeuta Bruno Francisconi.

Normalmente essas dores vêm de degeneração das cartilagens – artrite e artrose – mais recorrentes em pessoa da terceira idade. “Onde a pessoa tiver mais degenerações presentes, maior será a dor que ela vai sentir”, explica.

Foto Piero Ragazzi

Os locais mais comuns para aparecimento dessas dores são os joelhos, quadril e coluna, onde os discos de cartilagens estão mais propícias ao desgaste.

O que precisa acontecer é a hidratação desses discos entre as vértebras, que nada mais é do que a saída e entrada da água com minerais que irão manter a cartilagem saudável.

“Hoje muitas pessoas trabalham sentadas. Quando a gente senta, faz a flexão da lombar, e apenas um lado do disco é pressionado, o outro fica livre. Isso faz com que não exista esse processo de entrada e saída de água do disco”, detalha Francisconi.

Ele ainda acrescenta que quando o disco fica desidratado, perde a habilidade de se movimentar dentro da vértebra, e começa a acontecer uma ruptura dos anéis fibrosos gerando, com o tempo, uma hérnia de disco.

A solução está nos exercícios

Uma caminhada já pode ajudar, e muito, na movimentação dos músculos e cartilagens, fazendo uma grande diferença no dia a dia.

“Por isso muita gente erra quando quer poupar alguma atividade dos idosos. Temos essa mania de achar que eles precisam ficar em casa, sem fazer aquela caminhadinha ao mercado, por exemplo”, aponta o fisioterapeuta.

E para quem for começar a se exercitar, ele indica que seja aos poucos, para evitar possíveis lesões. É importante que o corpo vá se adaptando aos exercícios para que comece a se habituar aos movimentos e força que precisa dispor.

O Pilates é uma das práticas mais indicadas para trabalhar as dores nas articulações e coluna, garantindo melhoria na mobilidade das articulações, alongamento muscular, fortalecimento e propriocepção, ajudando as pessoas que sentem esses tipos de dores a desenvolverem atividades do dia a dia sem ter mais tantas dificuldades.

Foto Piero Ragazzi

Quando procurar um fisioterapeuta?

Geralmente, quando surgem dores como estas, as pessoas tentam contorná-las de outras formas, como tomar remédios para dores ou usar bolsas de água quente para aliviar. Mas é neste momento que deve-se ficar em alerta, pois é o corpo tentando avisar que algo não está bem.

“Esses casos de dores iniciais são sempre muito mais fáceis e rápidos para tratar e reverter, eliminando que uma possível doença venha com o tempo”, garante Francisconi. “Quanto antes identificar o problema, maiores são as chances de fugir da mesa cirúrgica no futuro.”

Foto Piero Ragazzi

Já em casos mais graves de dores extremas e que envolve outros locais do corpo, a busca por profissionais é indispensável e deve ser feita o mais rápido possível.

Ainda que não exista mais solução para o problema, o tratamento se torna essencial para que o paciente consiga conviver com a doença e saiba como contornar a dor de forma correta.

Dicas para combater as dores no inverno:

  • Abandone o sedentarismo: caminhadas periódicas podem fazer toda a diferença na sua vida. O corpo humano foi feito para se movimentar;
  • Hidrate-se: calcule 2 ml por quilo ao dia, mas sempre beba mais, água é sempre bem-vinda pelo seu corpo;
  • Cuide com o sobrepeso;
  • Evite o tabagismo: a nicotina contribui para o enfraquecimento das articulações;
  • Alimente-se bem: cuide com o que come, passe a ingerir alimentos mais saudáveis e que somem no seu organismo.

Onde encontrar Bruno Francisconi: Rua Pastor Ferdinand Schlunzen, 194, Centro, de frente à creche Corujinha. Contato: (47) 3017-8545 | 9 9623-9512