Foto Fábio Junkes/OCP News
Foto Fábio Junkes/OCP News

A partir desta terça-feira (30), a cidade de Gaspar adotará novas medidas de restrição para o enfrentamento ao coronavírus. De acordo com a Prefeitura, a decisão se baseia em análises técnicas que mostram a diminuição do distanciamento social e o crescimento da demanda de pacientes por atendimento hospitalar.

Uma matriz criada pelo Governo de Santa Catarina, para avaliar a situação da doença em todo o estado, aponta que a região do Médio Vale do Itajaí passou de um estágio de risco "potencialmente alto" para "grave". Em Gaspar, o número de casos da Covid-19 aumentou 63% em uma semana. A cidade já teve 134 moradores diagnosticados com o vírus, sendo que uma projeção preliminar indicava que seriam 104 casos positivos neste momento.

Diante do agravamento do quadro, a Prefeitura editou um decreto que determina o uso obrigatório de máscara em todo o território da cidade, inclusive ao ar livre. Além disso, bares, restaurantes e similares só poderão funcionar das 6h às 23h, seguindo as normas de higienização, distanciamento e limitação da capacidade. Nos supermercados, será permitida a entrada de apenas uma pessoa por família. Também fica proibido o consumo de bebidas alcoólicas nos interiores e arredores de lojas de conveniência e outros estabelecimentos do gênero.

Eventos com a presença de público, como espetáculos, festas residenciais e casas noturnas, permanecem suspensos na cidade. Essas restrições irão vigorar por tempo indeterminado e serão vistoriadas pela Diretoria de Fiscalização de Obras e Posturas.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul