O Ponto de Entrega Voluntária (PEV), gerenciado pelo Samae de Jaraguá do Sul está passando por melhorias, buscando aperfeiçoar a operação, a logística e a infraestrutura do local. O Samae assumiu as atividades do PEV em junho de 2020, e desde então, tem promovido a reorganização estrutural e operacional da unidade.

Já foram executadas a manutenção e pintura das caçambas e contentor, pavimentação das baias de descarte de materiais e da entrada, implantação de cancela e de placas informativas.

Localizado na Rua Leocádio Osmar Rodrigues, no bairro Vila Lenzi (próximo à Arena), o PEV consiste em uma alternativa de descarte de resíduos diferenciados, que não são recolhidos nas coletas convencional e seletiva.

Um local onde os munícipes dispensam os mais diversos materiais, seguindo o regulamento dos itens que podem ser recebidos. É necessário preencher um cadastro com os dados da pessoa que está realizando o descarte, especificando quais materiais estão sendo entregues.

“Esses dados são importantes para o controle e gerenciamento das atividades”, explica a coordenadora de resíduos sólidos do Samae, responsável pelo PEV, Morgana Decker.

O horário de atendimento do PEV é de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h e aos sábados, das 8h às 12h. Para esclarecer eventuais dúvidas o contato do Samae é através do número 2106-9100 (fixo/whatsapp) ou acessar a página oficial da autarquia.

Os materiais ficam acondicionados em caçambas e contêineres e o poder público municipal se encarrega em dar aos itens recebidos, o destino ambientalmente correto - priorizando a reciclagem e o reaproveitamento sempre que possível. O cadastramento das empresas responsáveis pela coleta dos materiais, é feita através de processos licitatórios e de chamamento público, de acordo com a legislação vigente.