A ponte sobre o Rio Itapocu – a chamada Ponte da Menegotti – que vai ligar a Rua 13 de Maio, no Bairro Amizade, com a Rua Joaquim Francisco de Paulo, no Bairro Chico Paulo, já está com 50% dos trabalhos executados, com previsão de entrega para o 1º semestre de 2023.

Foto: Fábio Junkes/OCPNews

A concretagem das longarinas e pré-lajes foi finalizada e as 20 vigas de sustentação também já estão prontas. Agora, as obras entraram em uma fase importante do cronograma de construção e os trabalhos estão concentrados na execução da protensão dessas estruturas, para aumentar a resistência do concreto. Isso é feito a partir da aplicação de tensão nos cabos de aço antes do processo de cura do material.

Foto: Fábio Junkes/OCPNews

Segundo o secretário de Obras de Jaraguá do Sul, Otoniel Silva, após esta etapa será iniciada a execução da estrutura para o lançamento das vigas nos pórticos. A ponte está sendo erguida em concreto armado com largura de 14 metros e 120,40 metros de comprimento.

Foto: Fábio Junkes/OCPNews

A empresa Engedal Construtora de Obras Ltda é a responsável pelos serviços. Ela apresentou um orçamento de R$ 6.884.244, 82, o que representou uma economia de 20,86% para o Município em relação ao valor de referência licitado no Edital 017/2021, que foi de R$ 8.699.451,64.