Cartão-postal erguido sobre as águas do Canal de Laranjeiras, a Ponte Anita Garibaldi é um orgulho para a cidade de Laguna, assim como a filha ilustre que empresta o nome à estrutura inaugurada em 2015. Por isso, o Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) e a CCR ViaCosteira, concessionária que administra os 220 km do trecho Sul da BR-101, estão preparando um ato que vai marcar a abertura das comemorações do bicentenário da heroína e também a reinauguração da iluminação cênica da ponte.

O ato vai acontecer na próxima segunda-feira, 8 de março, e será transmitido pela internet através do canal no YouTube do CulturAnita (https://youtu.be/-pWGW0AWA6Y). Devido às medidas contra a disseminação da Covid-19, não haverá público presente no local.

Mas será possível acompanhar a transmissão das apresentações musicais das Guardiãs de Anita e do cantor lagunense João Rodrigues Junior. “Estamos preparando uma apresentação que mostre a grandeza da nossa heroína e que também fique guardada na memória de quem assistir”, explica o diretor do CulturAnita, Adílcio Cadorin. “Os ensaios já estão acontecendo para que tudo ocorra com a qualidade que sempre prezamos”, frisa a diretora das Guardiãs, Ivete Scopel.

“Participar da comemoração do bicentenário de Anita Garibaldi cria para a concessionária um laço muito importante com a história e com os valores da região. Ao mesmo tempo que a inauguração do novo sistema de iluminação marca esse novo ciclo de investimentos, que já trouxe mais segurança e serviços para quem utiliza a rodovia”, diz Fausto Camilotti, presidente da CCR ViaCosteira.

Com duração prevista de uma hora, a apresentação terá apoio do Museu Ferroviário de Tubarão e da Ferrovia Tereza Cristina (FTC), que cederam uma locomotiva histórica para uso no ato. “Ficamos lisonjeados pela oportunidade de participar desta importante solenidade. Celebrar o bicentenário de Anita é resgatar a nossa história, valorizando o papel de todas as mulheres, em nossa sociedade. Que pelos trilhos da Tereza Cristina possamos proporcionar uma justa homenagem à essa heroína”, declara Abel Passagnolo Sérgio, gerente de Transportes da FTC.

Iluminação ficará acesa

A partir do dia 8 de março, a CCR ViaCosteira vai manter a estrutura estaiada da ponte acesa permanentemente. Os testes da nova iluminação ocorreram entre janeiro e fevereiro.

O novo sistema de iluminação instalado pela concessionária CCR tem 76 projetores, gerenciados por um software que define cores e ritmos das luzes que incidem sobre os 60 estais (cabos que sustentam os 400 metros do vão central da estrutura) e sobre as duas torres de mais de 50 metros de altura onde os cabos estão ancorados.

A iluminação dará visibilidade noturna à estrutura estaiada que, durante o dia, é emoldurada por um dos mais belos trechos do litoral brasileiro. A ponte, inaugurada em 2015, já é um marco da região, admirada tanto por turistas como por moradores locais.

Além da iluminação cênica, 186 postes com lâmpadas de LED foram instalados pela concessionária ao longo dos 2.800 metros da estrutura da ponte, oferecendo mais segurança para quem trafega à noite.

A energia elétrica consumida no trecho, inclusive na iluminação cênica da ponte, será paga pela concessionária. Dos 220 km administrados pela ViaCosteira, 168,6 km terão iluminação.

Ao longo dos 30 anos de concessão, a empresa irá investir R$ 7,4 bilhões, gerando cerca de 4 mil empregos diretos e indiretos.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp