Encerra na próxima sexta-feira (30) a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite iniciada no dia 5 de outubro. Em Criciúma, cerca de 3 mil crianças de um ano a menores de cinco, ainda não foram levadas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para receber a dose.
No último sábado (24) o setor de Imunização do Município abriu as Unidades para vacinação. Foram vacinadas 802 crianças, o que é considerado um bom número, segundo a técnica de enfermagem do setor de Imunização da Prefeitura de Criciúma, Kelly Barp Zanette. “Nós estamos vendo esse cenário por um lado positivo porque pulamos de uma taxa de 32% das crianças imunizadas para 70%”, conta a profissional.
Ainda assim a técnica afirma que o número de crianças que ainda não receberam a dose preocupa o Município. “Nós vamos nos reunir na manhã desta segunda-feira com o secretário de Saúde para definir novas estratégias e novos momentos durante a semana para que possamos imunizar todas as crianças”, completou Kelly.
É necessário, segundo a profissional, que sejam imunizados 95% do público-alvo, em torno de 10 mil crianças. “Vamos sugerir que tenhamos o nosso furgão de vacinação na Praça Nereu Ramos durante o dia e quem sabe, nos finais de tarde, estejamos também vacinando nos parques mais movimentados de Criciúma”, explica.
“A paralisia infantil está erradicada em território nacional, mas para que a gente mantenha esse estado de erradicação, para que mantenhamos a paralisia infantil longe da gente, precisamos vacinar e proteger as crianças”, completou Kelly.
Em Criciúma, a imunização pode ser feita das 8h às 17h nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: