Na manhã desta quinta-feira, 16, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou a formatura do Curso de Formação de Soldados (CFSd) 2021. A cerimônia aconteceu na Academia de Polícia Militar da Trindade, em Florianópolis.

A partir deste ato, os 531 novos policiais serão designados para a Operação Veraneio onde irão exercer funções de polícia ostensiva e preservação da ordem pública.

Estiveram presentes na solenidade o governador do Estado, Carlos Moisés da Silva, a vice-governadora, Daniela Cristina Reinehr, o deputado estadual, Onir Mocellin, o comandante-geral da PMSC, coronel Dionei Tonet, o subcomandante-geral da instituição, coronel Marcelo Pontes e também o chefe do Estado-Maior-Geral, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa.

Durante seu discurso, o comandante-geral da PMSC destacou a importância da capacitação diária da tropa. “Não somos a melhor polícia do Brasil à toa. Estamos em constante evolução técnica e profissional. É por isso que eu digo e reafirmo: caminhamos a todo vapor em direção a excelência, pois além de fortes e comprometidos, continuamos buscando o melhor para o povo catarinense, o melhor para a segurança do nosso Estado”, destacou o coronel Dionei encerrando a sua fala.

Posteriormente, o governador do Estado falou sobre a abertura de concursos públicos na área da Segurança Pública e também parabenizou os novos soldados. “Com a constante abertura de concursos em nosso governo, possibilitamos a oxigenação da tropa. Parabéns aos novos guerreiros pela conquista”.

Ao término, foram realizadas a entrega de homenagens aos policiais que se destacaram intelectualmente durante o curso, sendo um deles o soldado Robert Passos, primeiro colocado geral no CFSd 2021. Na oportunidade, também foi entregue uma homenagem à guarnição que trabalhou com o cabo João Batista Figueira Ribeiro, nome da turma, que faleceu em 1° de abril de 2020, em decorrência de um disparo de arma de fogo durante cumprimento de mandado de prisão.

SOBRE O CFSD 2021

O CFSd 2021 teve duração de 10 meses. Foram 1.680 horas-aula compostas por estudos teóricos sobre direito penal, legislação, trânsito, ética e cidadania. Na parte prática, houve treinamentos técnicos de policiamento ostensivo, uso de armas, defesa pessoal e participação em operações policiais. Concluindo o curso, os soldados se formaram no Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública, formação ofertada pela Faculdade da Polícia Militar.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.