Plano regional do turismo pós-pandemia será lançado virtualmente nesta quarta (8)

Foto Divulgação

Por: Elissandro Sutil

08/07/2020 - 10:07 - Atualizada em: 08/07/2020 - 10:54

É nesta quarta-feira (8), às 17h, que acontece o lançamento virtual do “Plano de Retomada Caminho dos Príncipes – Como preparar o setor turístico aos desafios do ‘novo normal’ no período pós-pandemia”, com transmissão ao vivo e aberta ao público pelo canal Caminho dos Príncipes no YouTube.

Jaraguá do Sul é um dos 16 municípios participantes, juntamente com os demais integrantes da Região Turística Catarinense Caminho dos Príncipes: Araquari, Barra do Sul, Barra Velha, Campo Alegre, Corupá, Garuva, Guaramirim, Itapoá, Joinville, Massaranduba, Rio Negrinho, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, São João do Itaperiú e Schroeder.

A elaboração do projeto contou com a participação de empresários do setor, membros de entidades representativas e representantes do Poder Público.

Foto Divulgação

A iniciativa busca promover ações integradas nas áreas de capacitação, comunicação, produtos turísticos e captação de recursos à retomada gradativa do setor de turismo, a serem implementadas a curto, médio e longo prazo. A capacitação é uma das prioridades do Plano.

A intenção é produzir vídeos de curta duração, direcionados a profissionais da linha de frente, como recepcionistas, camareiras e garçons, com informações sobre protocolos de segurança; elaboração de cartilhas dos protocolos de boas práticas e orientações destinadas a cada público; cursos gratuitos oferecidos pelas entidades educacionais parceiras; reuniões virtuais (webinares) direcionadas aos agentes de viagens; e promoção dos atrativos da região nas redes sociais.

Captação de recursos

Outra prioridade do “Plano de Retomada Caminho dos Príncipes” é buscar recursos ao financiamento da atividade turística, junto às instituições privadas e Poder Público, assim como parcerias com o trade turístico, entidades representativas e secretarias municipais de turismo.

No quesito produtos turísticos estão em pauta a revisão de roteiros já existentes e a divulgação dos que se apresentam com melhor estrutura. Outra demanda é levantar, junto aos municípios do Caminho dos Príncipes, quais os produtos turísticos que devem compor os roteiros.

A elaboração de novos roteiros deve contemplar novos nichos de mercado, atualização do Guia Caminho dos Príncipes. Nesse processo de renovação, a ideia é correr atrás de novas parcerias e, consequentemente, novos roteiros.

Vale destacar que pesquisa recente implementada pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) e também pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontaram que a regionalização será uma forte tendência no pós-pandemia do Covid-19.

 

Potencial do Município

O diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Marcelo Nasato, destaca o potencial de Jaraguá do Sul, pela diversidade de opções ofertadas e infraestrutura.

“A cidade possui uma diversidade muito grande de culturas, que ainda permanecem enraizadas nos nossos bairros, fornecendo uma experiência diferente aos nossos visitantes, tanto gastronômica como cultural, e um potencial grande para a prática de esportes alternativos, como o voo livre, o cicloturismo e caminhadas.

 

O Turismo de Negócios é muito forte aqui, porém podemos ampliar muito esse leque e aproveitar esse momento da retomada”, aponta.

 

 

Com informações da assessoria de imprensa

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul