Sem qualquer experiência de voo, um passageiro de um avião pousou com sucesso a aeronave na Flórida, nos Estados Unidos. As informações são do Portal Metrópoles.

O caso ocorreu na tarde de terça-feira (10), após o piloto sofrer uma emergência médica.

Segundo a rede de TV WPBF-TV, da Flórida, o incrível feito da aviação foi realizado no Aeroporto Internacional de Palm Beach. A bordo de um Cessna Caravan 280, o passageiro conseguiu entrar em contato com o Controle de Tráfego Aéreo em Fort Pierce para pedir socorro.

“Tenho uma situação séria aqui. Meu piloto ficou incoerente. Eu não tenho ideia de como pilotar o avião”, disse ele aos controladores, que perguntaram qual era a posição em que estava.

“Não faço ideia”, disse o passageiro. “Eu posso ver a costa da Flórida na minha frente. E eu não faço ideia.”

Os controladores de tráfego aéreo solicitaram então que o passageiro mantivesse as asas da aeronave niveladas e tentasse seguir para a costa, fosse para o Norte ou para o Sul, enquanto eles tentavam localizar o avião.

De lá, o controle de tráfego aéreo guiou pelo rádio o homem até o solo, no que foi considerado um pouso seguro e estável, segundo a estação.

“Você acabou de testemunhar alguns passageiros pousando naquele avião”, o controlador Robert Morgan, um veterano de 20 anos, teria dito pelo rádio quando a saga apavorante chegou ao fim.

“Você disse que os passageiros pousaram o avião?”, outra pessoa foi ouvida perguntando.

“Isso mesmo”, respondeu o controlador.

“Oh, meu Deus. Ótimo trabalho”, disse a outra pessoa.

Nem o nome do heroico passageiro nem a condição do piloto doente foram divulgados.

O avião de aproximadamente 11,6 metros atinge velocidades de 340km/h, acomoda até 14 pessoas e possui uma envergadura de 15 metros, de acordo com a Cessna.