Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pessoas em situação de rua fazem curso preparatório para o concurso público

As aulas serão realizadas de segunda a sexta | Foto PMF/Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

15/10/2019 - 08:10 - Atualizada em: 15/10/2019 - 08:25

Uma oportunidade para recomeçar e reescrever suas histórias de vida. Esse é o foco das pessoas em situação de rua que iniciaram na tarde de hoje, o curso preparatório para o concurso público municipal.

Durante os estudos, que vão contabilizar cerca de 100 horas de conteúdo, os candidatos terão aulas de Língua Portuguesa, aspectos históricos, geográficos, econômicos e culturais, noções de Segurança no Trabalho, Matemática básica e noções de informática.

Otilo José Borgmann, de 52 anos, é natural do Rio Grande do Sul e está abrigado na Casa Rosa, um dos sete abrigos da Prefeitura de Florianópolis.

“Eu achei excelente. Eu já estava procurando materiais para estudar e surgiu essa oportunidade. Para mim, é um novo recomeço, uma chance de recuperar tudo que eu perdi,” conta Otilo.

Ao todo serão cerca de 100 horas de conteúdo | Foto PMF/Divulgação

As pessoas em situação de rua inscritas no concurso público municipal concorrerão as vagas de auxiliar operacional, educador social, fiscal de transporte público e coveiro, com salários que variam entre R$ 1.189,09 e R$ 1.321,34. A prova será realizada dia 17 de novembro.

Aulas de segunda a sexta

Leandro Alves, 29 anos, veio do Nordeste e atualmente, está acolhido na Casa Rosa. “É uma boa oportunidade. Uma chance de ter uma renda e estabilidade,” finaliza Leandro.

“Estar aqui hoje, exige de vocês muita coragem, até porque deve fazer muito tempo que não frequentam uma sala de aula.Todos vocês estão dando hoje, uma chance a uma nova vida e virando a página. Encarem essa etapa como mais uma vitória,” afirmou o Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.

As aulas serão realizadas de segunda a sexta, das 13h30 às 17h30. Serão ao todo, 25 dias letivos. A iniciativa é da administração municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (Igeof) em parceria com a empresa Via Educacional, especializada em cursos preparatórios e profissionalizantes.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.