Pesquisa revela que 30% das empresas não chegam ao 3º ano de existência

Foto: Divulgação

Por: OCP News Vale

19/10/2021 - 15:10 - Atualizada em: 19/10/2021 - 15:28

De acordo com o Sebrae, são criados mais de 1,2 milhão de novos empreendimentos formais no Brasil por ano e a sobrevivência desses empreendimentos é condição indispensável para o desenvolvimento econômico do País. No entanto, com a crise causada pela pandemia do Covid-19, o número de empresas que estão fechando vem crescendo.

Um estudo recente sobre a vida das empresas no Brasil, feito pelo Sebrae, mostra que os dois primeiros anos de atividade de uma nova empresa são os mais difíceis, o que torna esse período o mais importante em termos de monitoramento da sobrevivência. A cada 100 empreendimentos criados, 73 sobrevivem aos primeiros dois anos de atividade e, de acordo com estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 30% das empresas não chegam ao 3º ano de existência.

Um exemplo de empresa que vem crescendo constantemente e criando solidez de mercado é a Contax Contabilidade e Planejamento Tributário. No mês de outubro, a empresa completa 25 anos de história. Com foco no fornecimento de soluções contábeis, gerenciais e tributárias personalizadas, a Contax tem como meta principal aumentar a rentabilidade e competitividade dos clientes nos mercados onde atuam.

A sede da empresa é em Blumenau, mas a Contax atende toda a região do Vale do Itajaí. São mais de 400 clientes das mais variadas áreas, portes e segmentos, inclusive empresas multinacionais.

Atualmente, tem como sócios Alcides Wilhelm, Mara Denise Poffo Wilhelm, Debora Christiane Correa e Taynara Moraes. A empresa incentiva o crescimento profissional e pessoal dos colaboradores, mantendo um diálogo transparente com cada um. As sócias Débora e Taynara, por exemplo, começaram na empresa como funcionárias e se graduaram com o apoio da Contax, conquistando uma trajetória ascendente na empresa até ingressarem na sociedade. Possui um quadro de 35 colaboradores qualificados, contando com bacharéis e pós-graduados em áreas como contabilidade, administração, economia, direito e auditoria.

“A Contax Contabilidade busca sempre conquistar o mercado prestando serviços com qualidade, seriedade e ética, utilizando-se do conhecimento intelectual, somado à tecnologia da informação, para agregar soluções aos negócios dos clientes. Temos como diferencial um conhecimento qualificado, inovação, ética, comprometimento, técnica, e atendimento diferenciado”, relatou Alcides Wilhelm.

A empresa também tem responsabilidade social e atua fortemente em diferentes causas em prol da sociedade, com arrecadação e doações de roupas, alimentos, rações para animais, doação de sangue, visando ajudar entidades carentes da região.

“Outro diferencial que temos que é reconhecido regionalmente, é a Gincana do Bem, que realizamos há quatro anos e tem como objetivo desenvolver e ampliar os laços de amizade da equipe, além de incentivar o voluntariado e a solidariedade”, contou Debora Correa, sócia-proprietária da empresa.

Conheça um pouco da história da Contax Contabilidade

Há 25 anos focando no sucesso dos clientes, esse é o lema da Contax Contabilidade e Planejamento Tributário. Fundada em 1996, a Contax nasceu da vontade de empreender na área contábil dos sócios: Alcides Wilhelm e Mara Denise Poffo Wilhelm.

O objetivo inicial era auxiliar outras empresas, trazer novos produtos contábeis para o mercado e fugir dos padrões da área que não eram adequados e não geram resultados assertivos às empresas”, contou Mara.

De acordo com Alcides Wilhelm o primeiro ano de empresa foi difícil, com poucos clientes. Então em 1998, os dois sócios, Alcides e Mara, adquiriram um escritório de contabilidade que estava encerrando suas atividades em Blumenau. O mesmo já tinha uma carteira de clientes fixos o que facilitou o crescimento da empresa.

“Assim que a Contax surgiu. Hoje temos uma realidade muito diferente graças aos frutos de muita dedicação, estudo e trabalho. Assim, nos tornamos uma empresa qualificada, sólida e referência na área contábil em Santa Catarina”, afirma Wilhelm.

Em 2003 Debora Correa começou a trabalhar na Contax e em 2013 tornou-se sócia da empresa. Atualmente Debora coordena toda a área contábil e gestão do escritório. Já em 2007, Taynara Moraes começou a trabalhar na Contax, e desde 2016 é sócia da empresa. Atualmente, Taynara é responsável por todo o setor tributário e fiscal, além de coordenar colaboradores.

Mara ainda lembra que chegar aos 25 anos de história é motivo de muito orgulho. “Não existe segredo e nem fórmula mágica para chegarmos até aqui. Completar 25 anos é um marco e isso é fruto do que plantamos a vida inteira, ou seja, agir com ética, transparência, muito trabalho e estudo”.

Serviços

A Contax elabora demonstrações contábeis em conformidade e sempre atualizadas de acordo com a legislação vigente e as normas editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, disponibilizando ao cliente soluções contábeis e gerenciais de forma ágil, confiável, e sobretudo, útil, subsidiando-o em seu crescimento. Elabora, ainda, planos tributários objetivando a redução e/ou recuperação de tributos, utilizando-se das diversas possibilidades permitidas dentro da legislação vigente.