Pesquisadoras do Departamento de Psicologia da Universidade Regional de Blumenau (FURB) iniciaram um estudo que fará um levantamento de aspectos da saúde mental de profissionais da área da saúde da rede pública de Blumenau. O projeto “Aspectos Psicológicos de Profissionais da rede pública de saúde de Blumenau/SC durante a pandemia do novo coronavírus” será desenvolvido pelas professoras Gabriela Frischknecht e Josiele Bené Lahorgue em duas etapas, uma que consiste em um questionário e outra uma entrevista, tudo de forma 100% online.

Josiele explica que com o aumento significativo da carga de trabalho dos profissionais da saúde desde o início da pandemia é muito importante “voltarmos nosso olhar para a saúde mental de profissionais que estão atuando durante uma Pandemia, principalmente aqueles que estão na linha de frente, lidando diretamente com a doença”.

Para identificar e interpretar os dados de forma mais eficiente a pesquisa terá uma abordagem tanto quantitativa, com apuração de dados numéricos, quanto qualitativa, que vai captar informações subjetivas dos participantes sobre os prejuízos que a pandemia causou e a manutenção da sua qualidade de vida neste contexto.

A apuração das informações será realizada em duas etapas. A primeira, que já iniciou, consiste em um questionário online que pode ser respondido pelos profissionais que tiverem interesse em respondê-lo. A partir das respostas será possível mapear níveis médios de sintomas como depressão, ansiedade e estresse.

Já a segunda será realizada com parte desses profissionais que participarem da primeira etapa, onde serão convidados a participar de rodas de conversa online. Segundo Josiele, as informações coletadas nessas conversas possibilitará compreender detalhes sobre o modo como estes sintomas vêm gerando efeitos sobre a realidade subjetiva dos profissionais de nossa comunidade, bem como sobre suas rotinas pessoais e profissionais.

“Identificar e interpretar estes dados possibilita rastrear sintomas de estresse e de sofrimento emocional que os profissionais da rede de saúde possam estar apresentando de forma mais intensa”, explica Josiele. De acordo com as pesquisadoras, esses dados são fundamentais para propor programas de apoio psicológico para esses profissionais, além de contribuir com a produção e literatura científica no contexto da pandemia.

O projeto “Aspectos Psicológicos de Profissionais da rede pública de saúde de Blumenau/SC durante a pandemia do novo coronavírus” recebeu a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da FURB.

Os profissionais da saúde de Blumenau que tem interesse em contribuir com o estudo desenvolvido pelas pesquisadoras do Departamento de Psicologia da FURB podem responder ao questionário a partir do link do formulário.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.