Pesquisa aponta que SC é o estado mais eficiente do Brasil

Estudo revelou que o Estado é o que gasta menos para entregar mais educação, saúde, infraestrutura e segurança | Foto James Tavares/Secom

Por: Windson Prado

23/08/2018 - 06:08

O Instituto Datafolha e o jornal Folha de São Paulo divulgaram nesta semana um levantamento no qual Santa Catarina lidera como o estado mais eficiente do país, quando o assunto é otimizar recursos para a educação, saúde, infraestrutura e segurança.

O estudo recebeu o nome de REE-F (Ranking de Eficiência Estadual) e considerou 17 variáveis para calcular a eficiência na gestão e mostrar a situação das finanças de cada um deles.

De acordo com a reportagem da Folha, os primeiros colocados são os que gastam menos para ter mais jovens na escola, médicos e leitos em hospitais, redes de água e esgoto, melhores rodovias e menores índices de violência, por exemplo.

Depois de Santa Catarina, lideram o ranking São Paulo, Paraná e Pernambuco. O estudo também mostra que aqueles cujo Produto Interno Bruto é formado principalmente pela indústria e pela prestação de serviços, com impacto positivo na arrecadação de impostos, tendem a ser mais eficientes.

Para ver mais detalhes da pesquisa e o ranking completo, acesse http://bit.ly/FOLHA_rankingSC.

Quer receber as notícias no WhatsApp?