Perda do olfato: sintoma e sequela da Covid-19 também pode ser sinal de outras doenças

Por: Elissandro Sutil

02/03/2021 - 10:03 - Atualizada em: 02/03/2021 - 10:41

Em tempos de Covid-19, o olfato ganhou destaque por conta dos casos, cada vez mais numerosos, de perda desse sentido, seja como sintoma ou sequela da doença.

Mas não conseguir sentir e distinguir os cheiros também pode ser sinal de diversas outras enfermidades.

Segundo o médico otorrinolaringologista Márcio Freitas, é comum sentir mudanças na intensidade dos cheiros quando há ocorrência de desvio do septo nasal, rinites frequentes, sinusites e pólipos nasais.

“Geralmente, sentimos que tudo ficou com um gosto estranho ou sem sabor. Mas, não é preciso perder olfato e paladar juntos, necessariamente”, comenta.

O especialista explica que isso acontece, pois, a língua é responsável por sabores específicos, como doce e amargo.

Já o restante, vem pelos aromas que chegam ao organismo através do nariz. Importante no dia a dia, o olfato ainda serve como um mecanismo de defesa.

Isso porque, cabe a ele os primeiros alertas quando estamos em perigo eminente provocado por substâncias como gás ou em ocorrências de incêndio.

Por tudo isso, a perda do sentido precisa ser investigada e tratada de forma correta. Segundo Freitas, a pandemia do novo coronavírus fez ganhar popularidade o treinamento olfativo, que ajuda os pacientes a perceber os cheiros corretamente.

Nele, depois de investigar as causas reais, o médico apresenta diversos aromas distintos, como creme dental e café, fazendo com que o cérebro volte a diferenciá-los. O tratamento deve ser guiado pelo especialista para ter bons resultados.

 

Com informações da assessoria de imprensa