Pelo Estado entrevista Udo Döhler: “SC precisa ser próspera e reduzir as desigualdades em todas as suas regiões”

Divulgação

Por: Pelo Estado

29/09/2022 - 05:09

Com tênis novo e alta disposição, Udo Döhler arrumou espaço na agenda de presidente do Conselho da Döhler S.A. para fazer a campanha à reeleição de Carlos Moisés (Republicanos). Escolhido candidato a vice pelo MDB, o empresário do ramo têxtil colocou-se à disposição para ser elo com as lideranças empresariais na criação de empregos e oportunidades de desenvolvimento para todas as regiões do Estado.

Pronto para completar 80 anos em 28 de outubro, Udo tem presença marcante no setor industrial e no voluntariado comunitário. Nascido em Joinville, foi prefeito reeleito da cidade entre 2013 a 2020, presidiu a Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) por cinco mandatos e foi integrante do Conselho de Política Industrial da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

Com forte presença voluntária na comunidade, Udo é presidente do Conselho Deliberativo da Associação Beneficente Evangélica de Joinville (ABEJ), mantenedora do Hospital Dona Helena, hospital a que se dedica de forma voluntária há mais de quatro décadas. Também é membro nato do Conselho Deliberativo da Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville e membro do Conselho Superior da Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Reino Unido.

Além disso, Udo é conselheiro master da Confederação Nacional da Indústria (CNI), membro permanente do Conselho Superior da ACIJ, conselheiro da ABIT e membro da DBG (Sociedade Brasil- Alemanha).

Formado em Direito pela Universidade Católica do Paraná em 1966, se manteve atualizado cursando módulos de administração pública, segurança nacional e desenvolvimento, tecnologia da informação, risco ambiental e governança coorporativa, entre outros.

 

“Temos valores da família muito fortes e consolidados”, destaca o candidato. Confira a entrevista:

Qual qualidade pessoal destaca no candidato a governador da sua chapa? Que tipo de pessoa é?

Moisés é um homem íntegro. Passou por processos difíceis em seu governo, mas manteve a retidão, o que se assemelha muito com o meu perfil. Temos valores da família muito fortes e consolidados. Essas semelhanças nos aproximaram. Ter um governo correto onde fazer o certo tem prioridade.

Como se relacionam ou se completam os atributos de cada um?

Eu sempre pautei a minha vida pessoal e profissional pela retidão, ética e honestidade. São esses valores que nos aproximaram. Somos de gerações distintas, mas a confiança e a honestidade são atributos que nos unem.

Qual será o papel como vice? Como e no que vai atuar?

Vou colaborar com o governo emprestando a minha experiência como gestor e dois mandatos como prefeito em Joinville. Eu me coloco à disposição para ser um elo importante com as lideranças empresariais do nosso Estado, na criação de empregos e oportunidades de desenvolvimento nas principais regiões de Santa Catarina.

Como é a Santa Catarina dos seus sonhos?

Somos um Estado privilegiado. Temos baixos índices de desemprego, temos quase pleno emprego, mas precisamos reduzir as desigualdades regionais. Santa Catarina precisa ser próspera em todas as suas regiões. Temos potencial turístico e econômico invejáveis. O que eu sonho é uma bela e Santa Catarina para todos.

O que espera das eleições 2022?

É uma eleição em que o municipalismo precisa vencer. Os prefeitos sabem as suas dores e o governo de Carlos Moisés entendeu isso. O Plano 1000 é reconhecido por todos como o maior projeto municipalista da história. Depois das contas saneadas, dívidas pagas, o catarinense deverá fazer a escolha certa que é a continuidade do trabalho sério desenvolvido até agora.

Divulgação

O que faz com R$ 200 no bolso e um dia livre

Gosto de ir às feiras de artesanato e comprar produtos coloniais.

No que investe seu dinheiro

Em saúde.

Desejo de consumo

Não tenho desejo de consumo.

Última compra que fez

Um tênis novo pra campanha.

Último livro que leu ou está lendo

O mundo é curvo, David M. Smick.

Música ou estilo de música preferido

Clássica e MPB.

Hobby

Ler.

Esporte ou atividade física habitual

Caminhada ao ar livre (trilhas).

Religião

Luterano.

Maior emoção na vida

Nascimento dos netos (Pricila e Udo Neto).

Sabedoria na prática (ditado ou conselho que sempre usa)

Não há segredo para o sucesso. Há trabalho.

Dinheiro pra quê?

Qualidade de vida.