O PSDB faz convenção neste domingo a partir das 9h na Câmara de Vereadores. A previsão é que mais uma vez a sigla seja comandada pelo empresário Lio Tironi. No cargo desde o ano passado com a desfiliação da ex-presidente Marcia Alberton, está o secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso. O tucano ainda não decidiu se vai buscar a reeleição para Assembleia Legislativa ou se arriscará uma cadeira na Câmara dos Deputados, mas em função do pleito do próximo ano, pretende passar o bastão para alguém de sua confiança. Desde a frustrada eleição municipal e a debandada de alguns tucanos, a sigla tenta se reorganizar. Já o PSD deve agendar a convenção para as próximas semanas. Tudo indica que o ex-vereador Jair Pedri será conduzido à presidência. Em março, Leonel Floriani abriu mão do cargo e desde então o ex-vereador Lorival Demathê ocupa a função temporariamente. Jair Pedri também se prepara para se arriscar nas urnas, deve tentar uma vaga na Assembleia Legislativa com objetivo maior de voltar ao cenário em 2020. A formação para o tabuleiro eleitoral já começou.
Manifestação "pela população"
Está marcada para este domingo uma manifestação pacífica pedindo o fim da paralisação dos serviços municipais. Nas redes sociais, os organizadores convidam a comunidade para protestar contra os grevistas e contra a administração municipal. Eles ainda pedem que os participantes levem bandeiras ou lenços brancos para demonstrar a reivindicação por um acordo entre o governo e o funcionalismo. Já passou a hora do basta.
PCdoB avalia administração municipal
O diretório do PCdoB e filiados se reúnem neste sábado. O principal assunto da pauta é sobre a situação da administração municipal. Há uma ala da sigla defendendo a saída do partido da administração em função do pacote de cortes e da intenção do governo de acabar com os conselhos. Mas dificilmente a radicalização deve ser aceita pela maioria.
O sucesso do mais votado
Vereador mais votado da história de Santa Catarina, Pedro de Assis Silvestre, o Pedrão, será um dos palestrantes do Congresso Sul-Brasileiro de Vereadores e Servidores de Câmaras Municipais, que ocorre entre os dias 5 e 7 de abril, em Florianópolis, no Centrosul. Ele falará sobre “Como construir um mandato de excelência na Câmara Municipal” no dia 5, quarta-feira, às 10h30.
Turismo Regional - Os prefeitos Magno Bollmann, de São Bento do Sul, Rubens Blaszkowski, de Campo Alegre, João Carlos Gottardi, de Corupá, e Julio Ronconi, de Rio Negrinho, participaram ontem de assembleia do Consórcio Quiriri para debater a elaboração de um plano regional de turismo. Ao fim da reunião, os gestores concordaram em elaborar seus planos municipais de turismo, mas com abrangência regional, integrando os quatro municípios na ação | Foto: Divulgação
Pedido de vistas
Previsto para ir à votação na sessão de quinta-feira, projeto de lei de autoria do Executivo que permite o protesto em cartório dos contribuintes em dívida com a Prefeitura foi retirado da pauta em razão de um pedido de vistas do vereador Arlindo Rincos (PSD). A dívida ativa já ultrapassa os R$ 120 milhões. Dentro do que está previsto no projeto de lei, o governo espera que seja possível recuperar R$ 45 milhões.
Reforma da Previdência
A Associação Empresarial de Corupá (Aciac), com o apoio da Prefeitura, realiza na próxima terça-feira apresentação com o tema “Reforma da Previdência – Desmistificando o déficit” com o auditor fiscal da Receita Federal Vanderlei José Maçaneiro, de Jaraguá do Sul. O evento será realizado às 19h30, no Centro Empresarial, com entrada gratuita.