O período de quarentena para conter a propagação do coronavírus também mexeu com a rotina espiritual. Cultos, missas e encontros religiosos foram proibidos nesse período.

Em Jaraguá do Sul, as comunidades locais têm usado a tecnologia para chegar aos fiéis, especialmente as igrejas cristãs, dada a Quaresma e Páscoa.

O pároco da Matriz São Sebastião, Hélio Feuser, conta que as celebrações pela internet foram uma opção reforçada pela data religiosa, mas que deve continuar aos domingos enquanto o isolamento for necessário.

Padre Hélio afirma que transmissões das missas vão seguir na quarentena. Foto: Divulgação

No caso da Comunidade Luterana Apóstolo Pedro, a presença on-line já era forte e só se tornou mais necessária. O pastor Rafael Coelho conta que ele e os demais pastores têm feito muitas transmissões ao vivo, as chamadas lives, para chegar aos fiéis.

“A tecnologia conseguiu nos colocar em contato com as pessoas. Até o pastor William estava refletindo, imagina como seria esse momento 10 anos atrás”, destaca.

Comunidade Luterana seguiu com conteúdo on-line, que já tinha muita força. Foto: Divulgação

Usando ferramentas simples e as redes sociais disponíveis, os fiéis vão poder se conectar com as celebrações preparadas nas comunidades locais que começam nessa quinta-feira (9) e seguem até domingo (12).

Assembleia de Deus de Jaraguá do Sul

Pelo canal na Assembleia de Deus no Youtube haverá transmissão ao vivo do culto no domingo, às 9 horas, e retransmissão às 18h30

Comunidade Luterana Apóstolo Pedro

Pelo canal da Comunidade Apóstolo Pedro no Youtube você poderá acompanhar o culto da Sexta-feira Santa, que estará disponível a partir das 19 horas de quinta-feira (9), e o culto do Domingo de Páscoa, que estará no ar já no sábado (11), às 20 horas.

Setxa tem live com pastor Rafael (foto anterior) e pastor William (acima). Foto: Divulgação

Na sexta-feira (10) os pastores Rafael Coelho e William Bretzke farão uma live pelo Instagram da Comunidade às 20 horas.

No sábado, às 20 horas, entra no ar uma palestra da série “O que trazes pra mim? Presentes de Páscoa”.

Paróquia São Sebastião

No canal da Paróquia São Sebastião no Youtube ou pela página no Instagram você vai poder acompanhar transmissões ao vivo: missa da Quinta-feira Santa, às 19h30; Celebração da Sexta-feira Santa às 15 horas; missa do Sábado Santo às 19 horas, e missa do Domingo de Páscoa às 9h30.

Missa de Ramos transmitida pela Paróquia São Sebastião. Foto: Reprodução

Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Haverá transmissões ao vivo na conta da Paróquia Nossa Senhora Aparecida no Facebook. Nesta quinta-feira, às 19h30, tem Missa de Lava-pés; na sexta-feira, às 15 horas, tem celebração da Paixão do Senhor; no sábado, 19 horas, acontece a Vigília Pascal; no domingo, 7 horas, a missa de Páscoa.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul