Páscoa: Alternativas para quem procura um roteiro religioso

Fotos: Divulgação

Por: OCP News Jaraguá do Sul

17/03/2016 - 04:03 - Atualizada em: 17/03/2016 - 09:14

Viaja-se pelos motivos mais díspares. Há quem acompanhe circuitos esportivos, também há os que correm atrás de uma iguaria, de um concerto, de uma obra de arte. Aqueles que buscam contato com a natureza são cada vez mais frequentes. E a fé faz com que multidões se desloquem, periodicamente, em busca de espiritualidade e contemplação. No Brasil, país reconhecido pela sua vocação religiosa, festas, romarias e peregrinações são tradição. Conheça quatro dos destinos mais populares dos turistas da fé e pense na possibilidade de conhecer um deles nesta Páscoa.

aparecidaAparecida do Norte
A Basílica de Nossa Senhora Aparecida fica na cidade de Aparecida, no interior do Estado de São Paulo. O relato que fez dali um lugar religioso evoca três pescadores que, ao lançarem as suas redes, quase em desistência pelo resultado fraco de suas anteriores tentativas, acabaram por fisgar uma imagem de Nossa Senhora. Logo após o feito, a pesca tornou-se abundante. Então, espantados, compreenderam no fato um sinal de revelação, atribuindo-o a um milagre da Virgem Morena, a nossa senhora no simbolismo religioso latinoamericano. Improvisaram um altar e, naquela mesma tarde, toda a vizinhança se reuniu para a reza do terço, que se tornou tradição na vila, hoje cidade de Aparecida. O município de Aparecida está situado a 168 km de São Paulo. Cerca de 8 milhões de romeiros visitam a cidade durante o ano, sobretudo, nas datas mais importantes do calendário cristão.

juazeiroJuazeiro do Norte
O município de Juazeiro do Norte está localizado no Vale do Cariri, no extremo sul do Ceará e a 563 km de Fortaleza. É ali que tem destaque a figura do Padre Cícero Romão Batista, “Padim”, cuja origem vem do século XIX. Padre Cícero fixou residência em Juazeiro no ano de 1872, mudando os hábitos da população local, iniciando-a nos passos da religião. Mas é o ano de 1889 que marca o episódio atípico. Padre Cícero, ao dar uma hóstia consagrada à beata Maria Magdalena do Espírito Santo, surpreendeu-se quando a hóstia se transformou em sangue. O fato se repetiu dezenas de vezes com diferentes outros moradores. Mesmo que o padre não tenha sido nunca beatificado, o movimento de peregrinação até Juazeiro é grande. Outra atração muito visitada pelos romeiros é a grandiosa estátua do Padre Cícero, com 27 metros de altura, situada na Serra do Horto, lugar onde ele gostava de fazer seus retiros espirituais.

nova trentoNova Trento
Nova Trento fica a 75 km de Florianópolis. Fundada em 1875 por colonizadores italianos, conserva as heranças da fé cristã. Com cerca de 10 mil habitantes, passou a receber um número grande de visitantes após a beatificação de Madre Paulina em 1991, e sua consequente canonização em 19 de maio de 2002, fazendo dela a primeira santa brasileira. Nova Trento oferece dois roteiros religiosos aos cerca de 20 mil romeiros que mensalmente chegam à cidade. O primeiro é o bairro de Vígolo. Foi ali que a religiosa iniciou seu trabalho assistencial. Existe até uma réplica do casebre onde ela se instalou para cuidar de uma mulher com câncer. A outra atração é o museu que funciona no mesmo prédio da congregação onde a freira morou a partir de 1895. Quanto aos santuários, há o Santuário de Madre Paulina e o Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro, localizado a 525 metros de altitude.

brejoBrejo da Madre de Deus
Todos os anos, nas semanas que antecedem a Páscoa, realiza-se o espetáculo da Paixão de Cristo de Fazenda Nova, na cidade de Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano. O evento é encenado no maior teatro ao ar livre do mundo.  Todo o cenário é composto de uma muralha de pedras e 70 torres. A réplica de Jerusalém na paisagem árida e semidesértica do agreste faz os cerca de 500 atores e figurantes se deslocarem em cenários como o Palácio de Herodes, o Fórum de Pilatos, e o Cenáculo onde Jesus ceou com os apóstolos antes de ser entregue às autoridades judaicas. São duas horas de espetáculo.  Para se chegar à Fazenda Nova é preciso tomar a BR-232 até Caruaru e daí tomar a PE-90. O percurso total é de aproximadamente 150 km, e as estradas são boas. Para turistas, é altamente recomendável que seja contratado um pacote que inclua a entrada, transportes e, se for o caso, hospedagem.