O Parque Natural Municipal da Caieira, em Joinville, oferece trilhas ecológicas monitoradas por equipes dos Núcleos de Educação ambiental e Unidades de Conservação da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA). As trilhas são realizadas nas terças-feiras, pela manhã e à tarde, mediante agendamento. As informações são da Prefeitura de Joinville. Turmas escolares são atendidas completas e demais interessados são organizados em grupos de 15 a 20 pessoas. Interessados em participar devem reservar vaga no e-mail palestra@joinville.sc.gov.br. Os monitores guiam os participantes num passeio pela mata do parque, por cerca de duas horas, apresentando a flora e fauna locais, explicando sobre as características das espécies da unidade de conservação.

Parque da Caieira

O nome do parque se deve ao fato do local ter sido uma área muito explorada comercialmente para extração e beneficiamento da cal, obtida pela queima em fornos, das conchas que formavam o sambaqui da região. Parte do casqueiro serviu para o calçamento de ruas e como argamassa em edificações da área central do município. O parque destina-se a fins científicos, culturais, educativos e de lazer contemplativo, tendo como objetivos principais a preservação e a conservação do patrimônio cultural (sítios arqueológicos) e natural (ecossistemas manguezal e restinga). Com aproximadamente 1,27 km², o parque está localizado no centro-leste de Joinville, no bairro Adhemar Garcia, às margens da Lagoa do Saguaçu.  Horário ao público: todos os dias, 7h às 19h (eventualmente pode estar fechado para manutenção). Telefone: (47) 3454-9018

Ação no Parque Zoobotânico no dia 9 de março

No dia 9 de março, sexta-feira, a SAMA promoverá uma ação ambiental em comemoração aos 167 anos de Joinville, no Parque Zoobotânico, das 8 às 13 horas. Serão distribuídas mudas de espécies nativas pelo Projeto Adote uma Árvore.