Apresentações culturais, atividades lúdicas, exercícios e a troca de conhecimento fora da sala de aula rechearam a manhã de cerca de 100 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vítor Meireles nesta terça-feira (16).

Até quinta-feira (18), eles poderão se divertir e participar de oficinas que estimulam o crescimento pessoal na 15ª edição do programa Sonho de Férias.

A iniciativa, já tradicional, é realizado no período das férias escolares de julho e é fruto de uma parceria da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) com o 14º Batalhão de Polícia Militar.

As crianças participarão de ginástica laboral, educação física, palestras nas áreas de meio ambiente, trânsito, combate às drogas, cidadania e desenvolvimento profissional, com atividades de Segurança e Saúde no Trabalho, Oficinas Mecânicas, visitarão agências de comunicação e panificadoras.

O objetivo é mostrar ambientes que favoreçam o crescimento, o aprendizado, o lazer e a oportunidade de conquistarem novos amigos.

Foto Eduardo Montecino/OCPNews

De acordo com a responsável pelo programa, Priscila Stumpf, desde 2013, o projeto já atendeu mais de mil crianças das escolas municipais e a expectativa é que 109 alunos sejam contemplados neste ano.

Segundo ela, a escolha das unidades é realizada pela Secretaria de Educação conforme as necessidades sociais de cada colégio.

Troca de experiências

As primeiras atividades desta edição do programa tiveram início na Católica de Jaraguá do Sul, uma das patrocinadoras da iniciativa. Os estudantes tiveram a oportunidade de acompanhar o repertório de clássicos da Orquestra Filarmônica da Sociedade Cultura Artística (Scar).

Emoção e felicidade tomou conta do estudante Vinicius ao tocar violino pela primeira vez | Foto Eduardo Montecino/OCPNews

"O objetivo é incluir tanto em um ambiente educacional quanto na universidade. Eles são o nosso futuro e nada melhor do que proporcionar este aprendizado através da trocas de experiências", comenta Stumpf.

Enquanto assistia as apresentações artísticas de violino, o pequeno Mateus foi pego de surpresa. Pela primeira vez, o estudante teve a oportunidade de se arriscar tocando o instrumento diante do público formado por colegas.

"É uma experiência incrível. Nos primeiros dias você vê as crianças entrando tímidas nas oficinas e no final eles saem transformados", observa Priscila.

Próximos encontros

Nesta quarta-feira (17), as atividades do programa serão realizadas no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (CEJA). Neste dia, os pequenos irão trabalhar com os núcleos setoriais visando o desenvolvimento profissional.

O evento encerra na quinta-feira (18), quando os alunos terão a oportunidade de visitar a sede do 14º Batalhão de Polícia Militar para exercitar suas qualidades cívicas e conhecer desde cedo a importância da atuação da polícia na sociedade.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger