A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul está implantando uma nova forma de acesso da população ao serviço de odontologia nas unidades básicas (UBS), denominada de Acesso Avançado, que substituirá a agenda programática.

A transição será feita aos poucos e deve ser efetivada em junho deste ano. A diretora Municipal de Saúde Niura Demarchi dos Santos, explica que é preciso zerar a fila de primeira consulta. "Faremos isso por meio de mutirões em horário estendido e também aos sábados", conta.

O principal motivo do novo acesso é pelo número de faltas que as unidades de saúde de Jaraguá do Sul vêm tendo que lidar nos últimos anos. De acordo com Niura, em 2019 foram registradas 8.644 faltas, o que representa 20,81% do total dos 41.518 agendamentos.

O que muda

Hoje maioria das consultas é agendada, o que dificulta o acesso do paciente e muitos deles faltam no atendimento, gerando prejuízo para aquele que realmente precisa da vaga.

O Acesso Avançado mudará esse panorama, provocando uma mudança no formato atual de agendamento, com as vagas sendo distribuídas da seguinte forma:

  • Agenda aberta – priorização de atendimento de urgência e demanda espontânea;
  • Agenda facilitada – atendimento do paciente no mesmo dia, no dia seguinte, em uma semana ou de acordo com a necessidade dele;
  • Agenda não fragmentada – a agenda não deverá contemplar dias específicos a grupos por patologias (gestantes, hipertensos, diabéticos, por exemplo), pois com a eliminação das filas haverá vagas disponíveis para agendamento imediato;
  • Agenda administrada pela Equipe de Saúde Bucal (ESB) – as manutenções da agenda poderão ser realizadas pela própria equipe, de forma mais simples e não burocrática.

São disponibilizadas 14 vagas diárias para dentista em cada Unidade Básica de Saúde, sendo oito de agenda e seis de atendimentos do dia, durante o período de transição. Em relação às consultas de urgência, não haverá alteração e o paciente deverá receber pelo menos o acolhimento.

O acolhimento é a oportunidade para o dentista ouvir o paciente, avaliar a situação e fazer o encaminhamento necessário, seja atender no mesmo dia ou agendar para outra data.

Resultados

Mesmo ainda em processo de transição da agenda programática para o Acesso Avançado, a melhoria no atendimento já pode ser percebida por pacientes e profissionais da área, como o cirurgião-dentista Leonardo Cavalcanti Doyle, que atua na UBS Ribeirão Cavalo.

"Na prática, esse novo sistema torna nossa agenda mais flexível e nos dá uma eficiência clínica melhor, pois temos mais tempo para atender o paciente, que também pode receber mais procedimentos, evitando o seu retorno e liberando lugar na agenda para outros pacientes", avalia.

Como não há mais a agenda engessada, com horários obrigatórios, ele constata que é possível realizar mais atendimentos em menos tempo, proporcionando a redução do absenteísmo.

O cirurgião-dentista destaca que o formato de Acesso Avançado também possibilita o retorno, quando necessário, como é o caso dessa paciente, que voltará para retirar os pontos em data e horários combinados com ela e agendados pela própria ESB da unidade do Ribeirão Cavalo.

Para Doyle, esse novo formato de acesso veio para ficar, pois, além de solucionar os problemas existentes, impede que estes se repitam no futuro. "Bom para todos: para o paciente, para o profissional, para o sistema, para a saúde como um todo", avalia.

Número das consultas odontológicas em Jaraguá do Sul em 2019

  • Agendamentos: 41.518
  • Faltas: 8.644 (20,81%)
  • Atendimentos: 32.784

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul