Papo de bar. Udesc participa de Festival que leva ciência a ambientes inusitados

Evento é um brinde à ciência e acontece no mundo todo | Foto Divulgação

Por: Windson Prado

14/05/2018 - 11:05

Nos dias 14, 15 e 16 de maio será realizado o Festival Pint of Science, um dos maiores eventos de divulgação científica do mundo. No Brasil, o evento levará cientistas para conversar com o público, de forma descontraída, em bares e restaurantes de 56 cidades, com informação, revelações e debates sobre pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento.

No Garten Shopping, o evento acontecerá no Opa Garten, e abordará temas diversos, que vão do Lúpulo a Automação. Os palestrantes são pesquisadores da Udesc Joinville, e a coordenação está sob responsabilidade do professor Fernando Lafratta. A programação completa está disponível no site do evento.

A entrada é gratuita – paga-se apenas o que for consumido no estabelecimento – e não há necessidade de inscrição. Também não são emitidos certificados de participação. Todos os bate-papos começam às 19h30, mas recomenda-se chegar mais cedo, já que não há reserva de lugar.

Pint of Science

A ideia surgiu depois que dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, organizaram o Encontro com Pesquisadores, em 2012. A experiência foi tão inspiradora que a dupla decidiu propor um evento em que os pesquisadores pudessem sair das universidades e institutos de pesquisa para conversar diretamente com as pessoas e assim, em maio de 2013, surgiu o Pint of Science.

O encontro foi trazido para o Brasil pela jornalista Denise Casatti, do ICMC-USP (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação), e ocorreu pela primeira vez no país em 2015, em São Carlos.

Serviço

O quê? Festival Pint of Science

Quando? de 14 a 16 de maio, a partir das 19h30

Onde? Bar Opa, no Garten Shopping

Quanto? Gratuito