Pamas e postos retomam os serviços de forma gradativa

Por: OCP News Jaraguá do Sul

07/01/2016 - 09:01 - Atualizada em: 09/01/2016 - 09:22

 

Desde a segunda-feira (4), além dos serviços disponibilizados no Pama (Pronto Atendimento Médico e Ambulatorial) 1, no Czerniewicz, e no Pama 2, na Barra do Rio Cerro, a população tem à disposição os postos dos bairros Ilha da Figueira, Vila Lenzi, Vila Lalau e Três Rios do Norte. As farmácias básicas 1 (anexa à Secretaria Municipal de Saúde), e farmácia 2, no Centro (fundos da Câmara de Vereadores), também estão funcionando durante o recesso parcial do atendimento no município. O período de ponto facultativo e férias coletivas vigora desde 21 de dezembro de 2015 até 22 de janeiro de 2016.

Já as vacinações estão sendo prestadas na Central de Imunização, na Rua Reinoldo Rau, e na unidade da Vila Lenzi. A partir da próxima quinta-feira (14), Ilha da Figueira, Vila Lalau e Caic também reativam a imunização, e no dia 18, na Barra do Rio Cerro.

“Temos 140 consultas por dia”

O enfermeiro responsável pelo Pama 1, Nuno Souza, conta que desde o início da semana são atendidos, em média, de 130 a 140 pessoas por dia, referentes a consultas de clínico geral e pediatria. Ele reconhece que como muitos postos nos bairros ainda estão fechados, há uma convergência para o Pama, das 7h às 18h.

“Estamos atendendo de tudo, mas principalmente intoxicação alimentar, por causa do calor. E as crianças, geralmente, sintomas de febre”, atesta. Fora do período de recesso de férias, no restante do ano, o número de atendimentos com consultas chega a alcançar 200 por dia.

A vendedora de loja Aline Cecília Udorcil, 19 anos, no início da tarde de ontem esperava para ser atendida no Pama 1. Ela conta que mora em Três Rios do Norte, mas como trabalha no Centro, preferiu se deslocar à unidade do Czernioewicz. “Estou com uma virose. Hoje comecei a ter diarreia, vômito e dores pelo corpo. Vou ser obrigada a ficar em casa, depois da consulta”.