Desde que se tornou referência no tratamento da Covid-19 em 15 de abril, o Pronto Atendimento Médico Ambulatorial (Pama 1) no bairro Czerniewcz já atendeu 852 pessoas em um mês de atuação.

Desse total, 312 casos foram classificados como suspeitos por terem sintomas de gripe sendo afastados preventivamente do trabalho e orientados a ficarem isolados em casa.

“Temos um fluxo de atendimento em que é considerado caso suspeito de Covid-19. Quando pacientes apresentam esses sintomas, eles são afastados do trabalho, medicados como sintomáticos e ficam em casa por um período de 14 dias. Além disso, a cada 48 horas eles são monitorados pela Central de Atendimento”, explica a gerente de Atenção Especializada, Joana Oreano.

Já os outros 540 atendimentos foram casos respiratórios simples que não se enquadravam nesse fluxo, ou casos clínicos de urgência, como por exemplo, um caso de cólica renal.

No entanto, Joana esclarece que os casos suspeitos mencionados não se enquadram nas estatísticas da Covid-19 em Jaraguá do Sul divulgada diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde. "Esses casos não foram testados, pois são casos de sintomatologia leve. Os que são divulgados foram testados e comprovados.”

A gerente da Secretaria de Saúde pede à população que reforce os cuidados com a higiene. Lavar as mãos, utilizar o álcool em gel, a utilização da máscara que é obrigatória e o isolamento social.

Para o secretário de Saúde de Jaraguá do Sul, Alceu Moretti, nesse momento em que o Pama está atendendo quase que exclusivamente pessoas com sintomas característicos do novo coronavírus, é muito importante que os munícipes procurem este serviço quando necessário. "Temos equipes qualificadas e preparadas para dar um diagnóstico preciso no sentido de amenizarmos os efeitos da pandemia aqui em Jaraguá do Sul” finaliza.

Números do atendimento do Pama 1 entre 15/04 e 15/05

  • Total: 852 atendimentos;
  • Casos suspeitos – 312 casos;
  • Outras demandas – 540 atendimentos.
*Informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jaraguá do Sul.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul