A Secretaria Promoção da Saúde (Semus), por meio da Vigilância Sanitária e Ambiental, vai promover em parceria com a Intendência Distrital de Vila Itoupava (IDVI) três palestras e avaliação médica para profissionais que trabalham direta ou indiretamente com manipulação de alimentos naquela localidade. A ação vai acontecer na Sociedade Recreativa e Desportiva Serrinha, localizada na Rua Hermann Hein, nº 87 - nas quartas-feiras, dias 7, 14 e 21 de julho - sempre das 19h às 20h.

A capacitação é voltada para trabalhadores que atuam em restaurantes, lanchonetes, pessoas que trabalham em eventos e merendeiras de escolas e creches. Quem ainda não possui e precisa do certificado pode participar de uma das três palestras ministradas nas quartas-feiras. Após a capacitação os trabalhadores receberão um certificado que tem validade por dois anos. Os interessados deverão fazer o agendamento prévio pelo telefone 3381-6484. Por conta da pandemia, a palestra presencial terá capacidade reduzida e com distanciamento entre os participantes.

O processo é obrigatório para profissionais que atuam em estabelecimentos de alimentação. Profissionais de outras cidades que queiram fazer a capacitação devem procurar o serviço de saúde do município de residência.

Palestra para pessoas de outros bairros
Habitualmente a palestra para manipuladores de alimentos é feita no Centro de Saúde Rosania Machado Pereira (sala 27), localizado na Rua 2 de Setembro, 1.212, no bairro Itoupava Norte. Durante os encontros, os participantes recebem orientações e instruções sobre o manejo adequado dos alimentos. A capacitação acontece nas terças e quintas-feiras, às 13h30 e nas quartas-feiras, às 8h30. O certificado tem validade por dois anos. Os interessados deverão fazer o agendamento prévio pelos telefones: 3381-7779 ou 3381-7764.

Conforme agendamento, os interessados deverão estar no local com 20 minutos de antecedência, para entrega dos documentos na sala 16, sob risco de ter a participação cancelada, caso não seja entregue.

Documentos para Carteira de Saúde

- Carteira de vacinação atualizada (tétano e hepatite B);
- Comprovante de residência;
- Documento de identificação com foto;
- Foto 3x4 (iniciantes);
- Certificado da palestra anterior (em caso de revalidação);
- Unhas curtas e limpas, sem base e sem esmalte, sem barba e sem bigode.

Profissional que necessita apenas do Certificado da palestra (aquele que já possui o Atestado de Saúde Ocupacional - ASO)

- Certificado da palestra anterior (para palestras feitas a partir de 2017, no caso de revalidação);
- Comprovante de residência.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.