Pais reclamam de demora no atendimento do PA Infantil do Hospital Jaraguá

Foto: OCP News / Fábio Junkes

Por: Elissandro Sutil

21/04/2022 - 08:04 - Atualizada em: 21/04/2022 - 08:13

A grande procura pelo Hospital Jaraguá tem ocasionado filas e reclamações de pais que levam os filhos ao Pronto Atendimento Infantil da unidade.

A principal reclamação é sobre a demora no atendimento. Há relatos de pais que chegaram a esperar cerca de até seis horas e meia na fila para que os filhos fossem atendidos no PA.

A mãe de uma criança, que preferiu não ser identificada, informou à reportagem do OCP que procurou a unidade de atendimento no início da manhã de quarta-feira (20) após a filha de 10 anos sentir fortes dores na garganta.

“Trouxe minha filha para ser atendida com bastante dor. Ela demorou muito para ser atendida. É muita gente aguardando e uma desorganização muito grande”, relatou a mãe.

Segundo ela, da triagem até a realização do atendimento pelo médico, foram quase três horas de espera.

Em uma publicação nas redes sociais, outra mãe postou um desabafo após seu filho também precisar de atendimento no pronto socorro.

“Descaso Hospital Jaraguá, me decepcionei, me revoltei com o que vi e senti na pele após 6h30 para ser atendida com minha filha. Pais cansados, filhos chorando, dormindo, acordando e dormindo novamente. Criança com pé quebrado esperando mais de 5h. Isso é falta de respeito. De quem é a culpa?” relatou.

Foto: OCP News / Fábio Junkes

Parte da demanda poderia ser atendida nos postos de saúde

O diretor executivo do Hospital Jaraguá Sérgio Luís Alves, informou à reportagem do OCP que em dia de grande movimento são atendidas cerca de 300 crianças por dia e no horário de pico – que vai das 10h às 12h – chegam a ser atendidas cerca de 80 crianças por hora.

“Estamos com média de 6 mil atendimentos/mês, a nossa demanda era de 4.500. Me preocupa porque as crianças estão bem vulneráveis e não chegamos nem no inverno quando o pico é maior ainda” disse.

Segundo Sérgio, a estrutura do PA Infantil sempre foi de dois pediatras por turno, mas desde de 2021, foram colocando três pediatras durante o dia e dois à noite no plantão, com reforço de residentes.

“Existe sim uma demanda absurda, não podemos nos conformar achar que é normal um pai ou uma mãe esperar por todo esse tempo. O que cabe ao hospital estamos fazendo e buscando” afirmou.

O diretor destacou ainda que o Hospital junto com a Secretaria Municipal de Saúde, estão tomando algumas medidas para conseguir alinhar o atendimento.

De acordo com Sérgio, a secretaria vai ampliar o atendimento nos postos de saúde de Jaraguá para que as pessoas possam ser atendidas no seu bairro, sem precisar recorrer ao hospital em casos menos graves.

“80% dos casos que a gente atende aqui não teria necessidade de passar pelo hospital, poderia ser atendido pelos postos de saúde dos bairros. Mas acaba que a maioria vem para o PA do hospital, porque hoje não conseguimos ter um sistema que suporte toda essa demanda no município”, comenta.

O diretor executivo do Hospital também informou que boa parte dos atendimentos são de pacientes com sintomas gripais, reforçando que este também poderiam ter um atendimento em postos de saúde.

O que diz que a Secretaria Municipal de Saúde

O secretário de Saúde de Jaraguá do Sul Alceu Moretti, informou que já foram feitas várias reuniões com o Hospital Jaraguá, vocacionado para o atendimento infantil, mas que a área de pediatria enfrenta uma situação delicada no mercado como um todo. O principal problema é a falta de profissionais.

“A pediatria é um setor sensível e está com uma demanda crescente. É importante dizer que não é um caso específico de Jaraguá do Sul, todos hospitais pediátricos estão com problema, inclusive privados, falta profissional pediatra no mercado. Até mesmo clínicas particulares ou com convênio estão com dificuldades de agenda. Mas desde semana passada colocamos dois médicos residentes junto ao Hospital Jaraguá e estão auxiliando neste atendimento dos casos mais leves”, disse Moretti.

Segundo o secretário, recentemente foi feita uma mudança no pronto socorro do Hospital São José que tem aliviado as filas no local. Os casos triados como verde ou azul estão sendo encaminhados para um médico que atende numa porta alternativa na UAPS (Unidade de Apoio ao Pronto Socorro).

Consultas

Além disso, o secretário informou que o Município vai custear consultas na rede privada para amenizar a fila de espera. “Estamos fazendo um credenciamento, está em fase de análise jurídica”, explica.

“A fila melhorou muito nos últimos dez dias no São José”, garante Alceu. “A expectativa é que possamos também minimizar a espera no Hospital Jaraguá com a compra das consultas e os dois residentes”, complementa.