Pais portugueses reclamam que filhos estão falando brasileiro e viram meme na internet

Foto: Divulgação/Hippo PX.

Por: Elissandro Sutil

11/11/2021 - 16:11 - Atualizada em: 11/11/2021 - 17:00

O Diário de Notícias, famoso portal de Portugal, publicou na segunda-feira (10) uma reportagem mostrando que crianças portuguesas estão largando o idioma e começando a falar o português do Brasil. O título da reportagem é “Há crianças portuguesas que falam ‘brasileiro‘”.

“Dizem grama em vez de relva, autocarro é ônibus, rebuçado é bala, riscas são listras e leite está na geladeira em vez de no frigorífico”, destaca a matéria.

Parece algo banal, mas a reportagem traz a preocupação dos pais sobre o assunto e coloca a culpa nos youtubers brasileiros, que estouraram a bolha nacional e fazem sucesso também em Portugal, como Luccas Neto.

Foto: Reprodução.

Alguns pais relataram como o contato intenso com as redes sociais estão afetando a fala dos filhos.

“Todo o discurso dele é como se fosse brasileiro. Chegamos ao ponto de nos perguntarem se algum de nós era brasileiro, eu ou o pai”, conta uma mãe.

Apesar do desespero dos pais, especialistas de linguagem dizem que isso é uma discussão antiga.

“Quando eu era menina havia o mesmo pânico social com os livros do tio Patinhas, que era traduzido em português do Brasil. Lembro-me bem da minha professora do primeiro ciclo ter esse pânico. A mesma coisa quando apareceram as novelas…que eram completamente massificadas. Ora, eu acho que esta discussão dos youtubers não é muito diferente”, comenta Catarina Menezes, uma professora de linguística e coordenadora da licenciatura em comunicação e media.

Memes

O conteúdo rapidamente chegou aos brasileiros, que fizeram o que melhor sabem fazer: memes.

Confira algumas das piadas feitas com o conteúdo do Diário de Notícias.