Aliar a teoria adquirida em sala de aula com a prática em atendimentos para a comunidade é uma constante nos cursos da Unesc e com o de Odontologia não é diferente. Com a intenção de ofertar maior qualidade de vida aos pacientes oncológicos atendidos no Hospital São José, alunos da Liga de Diagnóstico Oral da Universidade estiveram na entidade hospitalar nessa quarta-feira (13/07) para dar todas as orientações e dicas para uma boa higiene bucal.

 

A atividade foi acompanhada pelas professoras do curso Anarela Bernardi Vassen e Ângela Catarina Maragno em uma manhã de orientação e acolhimento aos pacientes que estão em tratamento oncológico, já que esse tipo de tratamento, conforme Ângela, afeta em muito a cavidade bucal.

 

"As comorbidades relacionadas ao tratamento podem alterar as estruturas da cavidade bucal, bem como a salivação, os elementos dentais, a musculatura da região, ao tecido ósseo e trazer muitos danos e prejuízos à qualidade de vida do paciente. Nossa intenção foi identificar esses pacientes e passar todas as informações", comentou a professora.

 

Instruções de higiene bucal e distribuição de kits de higiene oral contendo escova, creme dental e fio dental, fizeram parte da atividade. Durante a ação, os alunos abordaram pacientes em consultas de controle, com quimioterapia e radioterapia, internados e aqueles que passaram por algum procedimento cirúrgico.

 

"A nossa intenção foi identificar os pacientes que estão passando pelo tratamento e que podem apresentar esses danos e prejuízos, e com isso tentar orientá-los, de alguma forma, trazer um conforto, e dicas para ter um pouco mais de qualidade de vida", destacou.

 

A professora relatou ainda que os pacientes oncológicos submetidos à radioterapia ou quimioterapia ficam mais suscetíveis a infecções bucais localizadas, por isso, é essencial que o acompanhamento odontológico seja realizado. O convite para a ação da Unesc foi uma solicitação da psicóloga do hospital, Amanda Santos.

 

Nova ação

 

O curso prepara mais uma grande ação para o dia 27 de julho, no Hospital São José. A atividade faz parte da campanha Julho Verde que preza pelo diagnóstico precoce e prevenção do câncer de cabeça e pescoço. "Neste dia, estaremos orientando a população quanto à prevenção, ao diagnóstico e ao autoexame", acrescentou a professora. A atividade será das 8h às 15h30.

 

 

Clique aqui e receba notícias em seu WhatsApp