Paciente do Sul catarinense é o mais jovem a morrer de Covid-19 em SC

Por: OCP News Criciúma

04/04/2020 - 14:04 - Atualizada em: 05/04/2020 - 10:28

Aislan Crozeta Corrêa, de 32 anos, morador de São Ludgero, no Sul catarinense é, até o momento, o paciente mais jovem em Santa Catarina a morrer devido ao coronavírus.

Esta é a quinta morte provocada pelo Covid-19 confirmada no Estado.

Os demais possuem mais de 66 anos e são: um idoso de 86 anos, de Antônio Carlos; o empresário Mário Roberto Borba, de 68 anos, de Joinville; uma idosa de 87 anos, que estava internada em um hospital particular de São José; o empresário Evaldo Stopassoli, de 73 anos, morador de Criciúma; uma mulher de 66 anos, também do município de Antônio Carlos, que estava internada no Hospital Municipal de Biguaçu e uma mulher de 81 anos, com problemas pulmonares que faleceu na quarta-feira, no Hospital Baía Sul.

Morte em Içara

Aislan foi o primeiro paciente a testar positivo para o Covid-19 no município e veio a óbito na madrugada deste sábado, na UTI do Hospital São Donato, em Içara.

A causa da morte foi constatada como sendo “insuficiência respiratória”.

Aislan, que não tinha nenhuma doença associada, ou comorbidades, deixa esposa e um filho pequeno.

Conforme boletim epidemiológico da Prefeitura de São Ludgero, o município tem somente mais dois casos confirmados.

Aislan trabalhava em uma grande empresa no município da Amurel, o que deixou muitos moradores preocupados com a possibilidade de rápido contágio comunitário.

Alguns funcionários chegaram a ficar em isolamento devido o caso.

Confira a nota da Prefeitura:

A prefeitura de São Ludgero, através da Secretaria de Saúde, comunica o falecimento na madrugada de hoje, sábado, 4 de abril, da primeira pessoa confirmada para o novo Coronavírus na cidade. Trata-se de homem, jovem, de 32 anos. Ele deixa esposa e um filho.

Ele estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital São Donato de Içara e faleceu após uma parada cardiorrespiratória. A Secretaria de Saúde informa que mesmo podendo realizar o enterro, a família optou pela cremação.

É importante reforçar o comprometimento que cada pessoa deve ter com os cuidados preventivos, mesmo com o retorno das atividades econômicas, evitando aglomerações de pessoas, a higiene pessoal, não compartilhamento de objetos pessoais, lavar bem as mãos com água e sabão, a utilização do álcool em gel entre outras.

Todas as pessoas que apresentarem sintomas para Covid-19 em São Ludgero podem entrar em contato através do Disque Coronavírus no 3191 0299 – de segunda a sexta-feira das 07h30min às 11h30min e das 13 às 17 horas – e no 98402 4899 – das 7 às 19 horas. Além disso, está funcionando de segunda a segunda das 7 às 19 horas o Centro de Triagem Coronavírus na sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer com atendimento de médico, enfermeiro e técnico em enfermagem”.

Óbitos por idade em SC

32 anos, de São Ludgero (morte em hospital de Içara)

66 anos, Antônio Carlos

68 anos, em Joinville

73 anos, em Criciúma

81 anos, em Florianópolis

86 anos, em Antônio Carlos

87 anos, em São José