Às 18h58 desta quarta-feira (20), o outono inicia em todo o hemisfério sul. Por fazer a transição entre o clima quente e frio, a estação se caracteriza por mesclar situações típicas de verão e também do inverno. Entre o fim de março e início de abril devem chegar as primeiras massas de ar frio à região, porém com menor intensidade em virtude da influência, mesmo que baixa, do El Niño.

De acordo com informações do Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos de Blumenau (AlertaBlu), os próximos meses terão redução no volume de chuvas e atuação mais significativa dos ciclones extratropicais, vórtices ciclônicos e frentes frias.

A perspectiva é que o índice pluviométrico fique próximo à média histórica para o segundo trimestre do ano, com maiores quantidades nos meses de abril e maio. Segundo o AlertaBlu, eventos de chuva intensa em curto espaço de tempo ainda podem ocorrer, especialmente neste fim de março.

Outra característica presente no outono é o aumento da amplitude térmica, ou seja, a diferença entre as temperaturas mínima e máxima num dia, com manhãs mais frias e tardes ainda aquecidas. A combinação entre manhãs frias e umidade do ar elevada favorece a ocorrência de nevoeiros na região.

*Informações da assessoria de imprensa

Quer receber as notícias no WhatsApp?