Nos dias de hoje, há uma série de plataformas na internet que oferecem conteúdos preparatórios para concursos, vestibulares e Enem. Mas, a orientadora educacional Mirelle Candido Vecchietti, da Escola Básica Municipal de Florianópolis Osmar Cunha, observou que havia uma falta de material online para estudantes do 9º ano do ensino fundamental que se preparam para o exame de classificação para cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), que ocorrerá neste domingo (25).

Para tanto, juntamente com uma equipe, ela criou o site https://vouproifsc.com/.

A ideia surgiu a partir da pesquisa de mestrado da Mirelle em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), no IFSC.

“É muito interessante observar como a orientadora utilizou a tecnologia como um recurso a fim de obter um roteiro de estudos à distância para a prova”, explica o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira.

Criação

Na plataforma, encontram-se os cursos de Português e Matemática | Foto PMF/Divulgação

Totalmente gratuita, a plataforma foi desenvolvida voluntariamente pelo designer Pedro Momm da Costa, e elaborada pelos colaboradores da pesquisa. A parte dos cadastros dos vídeos, questões, simulados e conteúdos foram feitos pela orientadora educacional.

Os educandos fizeram uma seleção de videoaulas no YouTube e questões dos conteúdos que caem no exame. Os adolescentes também contribuíram nas revisões do site antes de publicá-lo.

“Tivemos uma semana de trabalho muito intenso para publicar o mais rápido possível e dar tempo para o site ser aproveitado antes da prova de domingo, dia 25 de novembro. Lançamos em 08 de novembro, mas, estamos ainda experimentando os recursos e o sistema e fazendo ajustes sempre que necessário”, explica a orientadora educacional.

Curso online

Na plataforma, encontram-se os cursos de Português e Matemática, as disciplinas que caem na prova de ensino médio técnico do IFSC, divididos por unidades de estudos, com videoaulas de cada conteúdo do edital e alguns exercícios de fixação.

O site ainda conta com a área de simulados, que tem as quatro últimas provas para o ensino médio do IFSC, para que o estudante possa conhecer como é a prova e testar seus conhecimentos.

Para orientar os estudantes, a equipe elaborou um tutorial em "como fazer esse curso", onde é apresentado um resumo de como surgiu e do que se trata a iniciativa em "Conheça o projeto".

 

O site já atingiu a marca de mais de 3 mil acessos em 9 dias. A plataforma já conta com mais de 500 pessoas cadastradas e realizando o curso.

“O objetivo é atualizar e acompanhar o site de perto até o próximo exame de classificação, do primeiro semestre de 2019. E a ideia é que após a conclusão do meu mestrado (em julho de 2019), o site faça parte de um repositório de produtos educacionais do programa de mestrado e continue público e acessível”, explica Mirelle.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?