Um momento especial de oração e agradecimento tem virado rotina dos colaboradores no Hospital São José, de Criciúma.

Antes de iniciarem seus trabalhos e plantões, cada um em seu setor, porém no mesmo momento e com o mesmo propósito, se unem, em oração, para que todos os pacientes e colegas de profissão possam enfrentar com coragem e fé as dificuldades que surgiram com a pandemia do coronavírus.

A ideia partiu da própria direção da entidade, que vendo os dias tão delicados vividos por toda sociedade, entendeu que um momento de reflexão seria interessante para os colaboradores.

“Este momento de oração e meditação certamente traz um alento aos profissionais para iniciarem suas rotinas de trabalho. Acompanho alguns momentos e percebo o quanto tem sido importante para todos”, ressalta a gerente de enfermagem do HSJosé, Thamillis Scunderlick.

O hospital também tem disponibilizado para os colaboradores horários marcados para que, quando necessário, conversem com o serviço de psicologia da instituição.

“A Covid-19 traz novas demandas de saúde mental para estes profissionais. O acolhimento psicológico tem sido uma alternativa de conforto para esse momento específico. Percebemos que poder compartilhar suas ansiedades, e receber algumas orientações para controle dela, tem humanizado nosso cuidado ao nosso cuidador”, explica a psicóloga Josiane Javorski.

Além destas ações, os colaboradores têm recebido mensagens de otimismo e fé, seja pela tela do computador ou recadinho nas próprias marmitas de refeições.

Tudo para ao menos tentar fazer deste momento um pouco mais leve.