Confira o artigo "Como reparar uma relação tensa com seu chefe", escrito pelo diretor global de soluções de Liderança da LHH (Lee Hecht Harrison) e autor do Bestseller The Leadership Contract, Vince Molinaro

"Todos já passamos por isso antes. Você trabalha duro para conseguir um bom trabalho com oportunidades de crescimento e um bom salário. O trabalho é gratificante. A organização está evoluindo e é bem-sucedida. Existe apenas um problema: seu chefe é uma pessoa difícil de lidar.

Seu chefe pode ser desatento e negligente. Talvez ele seja um controlador que gerencia de perto tudo o que você faz. Ou então, pode ser uma pessoa instável e abusiva que se torna uma fonte constante de stress. Independentemente dos detalhes, isto é um exemplo do que todos nós iremos enfrentar em algum momento de nossas vidas em que fomos liderados por alguém que é ruim na liderança. A maior preocupação é: o que você faz quanto a isto?

A maior parte do meu trabalho com líderes é aconselhá-los sobre como serem melhores em seus trabalhos. No entanto, acabo tendo alguns insights sobre os cenários enfrentados por aquelas pessoas que estão sendo lideradas. Isto me ajudou a aprender os seguintes pontos sobre lidar como uma má liderança:

Tome uma decisão. Decida o quanto antes: existe algum motivo para continuar trabalhando para este chefe? Caso você esteja sendo atacado verbalmente ou sendo desrespeitado, ou se você se torna alvo constante de desprezo e desdém, é melhor se movimentar logo. Algumas relações não podem ser reparadas.

Assuma que você não sabe tudo sobre eu chefe. Você já parou para pensar que não sabe realmente quais tipos de stress que seu líder enfrenta em seu trabalho? A maioria de nós simplesmente julga os líderes por suas lideranças ruins. No entanto, nós devemos sempre nos lembrar que liderança é difícil, e algumas vezes as pessoas que julgamos como “líderes ruins” são na verdade bons líderes que estão sendo prejudicados por más organizações ou possuem líderes ainda piores em níveis acima da cadeia alimentar. Tente ter empatia antes de julgar.

Entenda a diferença entre um chefe “ruim” e um chefe “sobrecarregado”. Além do ponto anterior, o líder que está falhando pode ser alguém que está sendo pressionado a fazer muito com muito pouco. Lembre-se que parte do nosso trabalho é dar suporte aos nossos líderes e tente encontrar formas de ajudá-lo a ter sucesso. Faça isto e você estará entre as pessoas que dividirão os sucessos que seu chefe conquistar.

Seja honesto sobre como o estilo de liderança de seu chefe está te afetando. Quando dada a oportunidade, não há problemas em dividir seus sentimentos com seu chefe. Bons líderes aceitarão o seu feedback e aprenderão com isso. Caso você fale o que pensa e seu chefe te detonar ou isto tomar sua relação com ele (a) desconfortável, então você provavelmente deveria voltar a ler o primeiro tópico, se perguntando de maneira franca se é hora de se mover.

Todos nós temos grandes expectativas pelo o que nossos líderes podem fazer por nós. Mas, o relacionamento funciona nos dois sentidos. Temos que tentar ter insights sobre

o que significa liderar e, então, poderemos gerenciar nossas expectativas. Também precisamos ser confiáveis e, algumas vezes, honestos com nossos líderes. Podemos ajudá-los a ser melhores se percebermos que nossas carreiras estão conectadas e subirão ou cairão juntas."

Opinião | Como participar

Você também por mandar artigos para serem publicados no OCP News Joinville. O material precisa ter em média 2 mil caracteres, nome, idade e profissão do autor. Também é necessário enviar uma foto do autor. Os artigos devem ser enviados para o e-mail windson@ocpnews.com.br