Ônibus de Blumenau passam a disponibilizar livros para passageiros

Foto: Marcelo Martins

Por: Felipe Elias

13/04/2019 - 14:04

O que você faz para matar o tempo quando está dentro de um ônibus em Blumenau? Utiliza o WhatsApp? Escuta música? Bate um papo com a pessoa ao lado? Admira a paisagem? A partir desta segunda-feira (15), os usuários terão mais uma opção para se distraírem durante o percurso.

Inicialmente, 12 veículos do transporte coletivo da cidade passarão a disponibilizar livros para os passageiros lerem e, se quiserem, levarem por empréstimo para suas casas. E o melhor, tudo isso gratuitamente.

O projeto Cultura nos Ônibus, fruto de uma parceria entre a concessionária BluMob e a Prefeitura de Blumenau, será lançada neste domingo (14), durante a Rota de Lazer, na Rua 15 de Novembro, ao lado do Teatro Carlos Gomes. Na ocasião, haverá ainda a exibição dos 11 novos ônibus zero quilômetro que passam a integrar o sistema municipal de transporte, que agora terá quase 98% da frota renovada desde 2017.

Como funcionará o projeto

Os livros foram obtidos a partir de doações. Num primeiro momento, ficarão à disposição dos usuários em expositores dentro de 12 ônibus, que atendem 15 linhas distribuídas por todas as regiões da cidade. Futuramente, o objetivo da concessionária é expandir o projeto para todos os veículos do sistema.

Quem se interessar por algum livro, poderá lê-lo durante o trajeto da linha ou levá-lo para casa sem nenhum tipo de cobrança ou necessidade de cadastro. Após a sua leitura, basta devolvê-lo em outro ônibus que possui o expositor ou nas bilheterias dos terminais urbanos da cidade.

As pessoas que quiserem doar livros para a iniciativa podem entregá-los em qualquer um dos terminais urbanos nos pontos de coleta, deixá-los com os cobradores nos ônibus identificados com o projeto ou na Central de Atendimento da BluMob, localizada na Rua Ceará, 47, no Centro, de segunda a sexta, das 8h às 17h, e sábados, das 8h às 12h.

*Com informações da assessoria de imprensa

Quer receber as notícias no WhatsApp?