Procurando semear e dinamizar a cidadania fiscal, o OSBLU – Observatório Social de Blumenau promoverá, nos dias 18 e 25 de março, um evento de Capacitação dirigida a seus voluntários e convidados.

Diante da situação de alerta sobre a doença transmitida pelo Coronavírus (COVID-19) e em colaboração com os esforços dos órgãos envolvidos no combate a propagação da doença o evento será virtual.

Através de palestras pontuais, os participantes do evento tomarão conhecimento dos trabalhos e ações a serem desenvolvidas (ou em desenvolvimento) com destaque para àquelas relacionadas as Licitações, Contratos, Convênios e Pagamentos realizados pela Prefeitura de Blumenau.

Interessados em participar podem entrar em contato através do e-mail:
blumenau@osbrasil.org.br , ou pelo telefone 47 3232-2500 .

 

O termo “Observatório Social” designa um movimento pela transparência na administração pública que tomou corpo a partir de uma Convenção das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, realizada em 2005, na cidade de Maringá.

A partir desta reunião, foi criado em 2006 o Observatório Social de Maringá e na sequência o Observatório Social do Brasil - OSB, órgão que orienta e controla todos os demais Observatórios do Brasil através da Rede de Controle Social.

Uma característica fundamental dos Observatórios Sociais é que eles são criados a partir dos anseios da sociedade civil, mantidas sem quaisquer recursos públicos e constituídas por dirigentes e voluntários sem vínculo político-partidário.

Atualmente estão em atividade, Observatórios Sociais em mais de 130 municípios de 16 estados. Em Santa Catarina funcionam 27 Observatórios municipais e o primeiro Observatório Estadual do país.