Obras de requalificação da rua Blumenau limitam tráfego em Joinville

Os serviços iniciam pela manhã, no trecho entre o entroncamento com a rua Dona Francisca até o Terminal Norte | Foto Google Street View

Por: Windson Prado

07/08/2019 - 10:08 - Atualizada em: 07/08/2019 - 10:42

A Prefeitura de Joinville inicia na próxima segunda-feira, dia 12 de agosto, as obras de requalificação da rua Blumenau. Os trabalhos serão executados pela empresa Infrasul – Infraestrutura e Empreendimentos Ltda, que foi a vencedora da licitação.

Os serviços iniciam pela manhã, no trecho entre o entroncamento com a rua Dona Franciscao até o Terminal Norte. As obras vão interditar duas pistas da via – a da direita e a central. Só ficará liberada para o trânsito a via da esquerda.

Por causa desta restrição, o fluxo de veículos ficará lento neste trecho de acesso à rua Blumenau. Agentes do Departamento de Trânsito (Detrans) estarão no local monitorando o tráfego.

A orientação para quem utiliza a Blumenau para se deslocar ao Centro é que evite transitar por esse local em obras e busque acessos alternativos. Uma das opções para quem segue da região Norte é usar a Marquês de Olinda como via de escoamento.

Por causa das obras, haverá lentidão também no fluxo das linhas de ônibus, com possíveis atrasos nos pontos de paradas e terminais.

A obra

A obra de renovação da rua Blumenau tem prazo de duração contratual de 12 meses. Durante esse período, vários trechos estarão com as vias da direita e central interditadas para o fluxo de automóveis e ônibus, causando lentidão. Apenas a via da esquerda será usada como escoamento do trânsito.

A primeira fase das obras está concentrada nos serviços de drenagem. Os trabalhos começam pela via da direita e vão abranger toda a extensão do corredor de ônibus da Blumenau. A pista central também será utilizada durante os trabalhos da empreiteira.

A área de renovação do sistema de drenagem vai seguir até o entroncamento com a rua XV de Novembro, na região central da cidade. Serão mais de três quilômetros beneficiados com nova tubulação e ligações de bocas de lobo.

No andamento dos serviços de drenagem serão feitas também as obras de concretagem nas áreas onde estarão os abrigos de paradas de ônibus. Estão previstos sete pontos de concretagem ao longo da via. Esse serviço é o mais demorado, pois, para cada área concretada, há necessidade de um período de 30 dias para a cura do concreto. Esses locais ficarão isolados por tapumes.

Paralelo a esse serviço, a partir de outubro a Companhia Águas de Joinville vai realizar, junto ao passeio público da Blumenau, a ligação de uma nova rede de abastecimento de água. Os trabalhos serão realizados por um método não destrutivo.

Demais melhorias

Após os términos das obras de drenagem e concretagem dos pontos de parada do transporte coletivo, a rua Blumenau será totalmente repavimentada,numa extensão de 3.100 metros, até a rua Henrique Meyer. Além disso, serão instalados novos abrigos de ônibus e nova sinalização vertical e horizontal.

O valor total desta melhoria é de R$ 4.197.588,98, com financiamento via Cai

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger