Com a meta de entregar no segundo semestre as obras que elevarão para 50% a cobertura em coleta e tratamento de esgotos em Criciúma, a Casan avança na implantação das novas infraestruturas de saneamento.

Na Grande Próspera, onde as redes de coleta estão praticamente concluídas, os trabalhos estão concentrados na nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em construção na localidade de Vila Sellinger.

Com 70% da unidade executada, os trabalhos já chegam também à fase de urbanização do terreno. Entre as próximas etapas está a instalação de equipamentos que permitirão a depuração de 55 litros de esgoto por segundo. Está também em obras o emissário terrestre que levará o esgoto para o tratamento.

A nova infraestrutura de saneamento para a Região da Grande Próspera vai permitir o atendimento da Próspera e localidades do Ceará, Jardim Maristela, São Cristóvão, Brasília, Vila Rica, Imigrantes e Nossa Senhora da Salete.

Visitas aos moradores

Enquanto seguem as obras, a equipe contratada para trabalho socioambiental continua com orientação aos moradores. Neste mês, a assistente social Rosilda Patrício Lima está visitando famílias do bairro Brasília.

Na rua Fortaleza, a moradora Sônia Coelho estava com dúvida sobre como fazer a ligação na rede. Ela foi orientada pela assistente social de que esse momento será amplamente divulgado, e os proprietários receberão folderes mostrando como fazer a ligação.

“Antes de toda a obra estar concluída nenhuma ligação deve ser feita na rede”, esclareceu a assistente social para a moradora.

Fotos: Divulgação

Dúvidas esclarecidas

Já o aposentado Santos Grathworl, também no bairro Brasília, está fazendo obras de reforma em sua residência e já gostaria de deixar tudo pronto para fazer a ligação quando a Casan autorizar. Suas dúvidas foram esclarecidas e ele foi informado de que as esperas podem ficar prontas, só não pode ocorrer a conexão ao sistema.