A Arteris Litoral Sul inicia ao longo desta semana mais uma importante etapa das obras de construção da terceira faixa norte da BR-101/SC, na região da Grande Florianópolis. A nova frente de serviço deve se concentrar na ampliação de largura da ponte sobre o Rio Maruim – o que irá demandar desvio fixo de uma faixa da pista principal para via marginal – a partir desta sexta-feira (19). A previsão é de quatro meses para conclusão dessa etapa.

Os trabalhos específicos na ponte, construída originalmente há mais de 50 anos, acontecem para reforçar a estrutura e ampliar a largura em cerca de três metros – possibilitando a operação da terceira faixa no local. As atividades envolvem remoção do pavimento, execução de estacas de reforço, demolição e reforço da laje, reforço das vigas longarinas, recomposição das camadas e sinalização.

 

Mudanças na na pista norte, sentido Curitiba

 

  • O trânsito a partir do km 211,3 (antes da ponte) terá desvio de uma faixa para a via marginal. Assim, irá operar com uma faixa pela via marginal e outra pela pista principal.
  • Após a ponte, na altura do km 210, os condutores podem retomar para o fluxo na pista principal da rodovia – ou prosseguir pela via marginal.

Veja na ilustração abaixo

Ilustração Arteris Litoral Sul

 

Alteração também em via local:

Para assegurar a fluidez do tráfego no trecho com desvio, o acesso da via marginal para rua Francisco Severino de Souza, em São José, será bloqueado também a partir de sexta-feira (19)*, com alternativa de acesso local por meio da próxima via – a rua Valdo Gerlach.

 

 

Trabalhos na ponte serão para reforçar a estrutura e ampliar a largura em cerca de três metros | Foto Divulgação/Arteris Litoral Sul

Mais sobre a obra

A Arteris Litoral Sul realiza, desde o mês de fevereiro, as obras para construção da terceira faixa da pista norte da BR-101/SC – entre os municípios de Palhoça (km 216) e São José (km 200,4) – com conclusão em 12 meses e benefício direto para mobilidade da região, a partir desta ampliação de capacidade.

Os trabalhos na obra envolvem: adequação estrutural do acostamento existente – com correções de geometria -, correção e ampliação de 23 acessos de entrada e saída das marginais, aplicação de nova camada asfáltica, ampliação da faixa de acesso da rodovia para Via Expressa – além das obras realizadas de forma simultânea para reforma e ampliação das pontes (Maruim e Passa Vinte).

 

Arteris Litoral Sul realiza desde fevereiro as obras para construção da terceira faixa da pista norte da BR-101 | Foto Divulgação/Arteris Litoral Sul

 

Conforme a Arteris Litoral Sul, as atividades seguem os protocolos de segurança e proteção relacionado à Covid-19 – com distanciamento, uso obrigatório de máscaras e cuidados de higienização.